Álcool pode tratar a Artrite?

Para muitos que procuram por tratamentos caseiros e naturais para a cura da artrite ou prevenção, esta pode ser uma boa notícia. Embora existam diferentes tipos de artrite, (sendo mais comum a artrite reumatóide) a maior parte provem da mesma origem do problema que provoca a inflamação das articulações e degeneração dos tecidos e cartilagens. A artrite reumatóide é uma doença auto imune, isso implica que o corpo ataque sem distinção as articulações e seus tecidos saudáveis. É um problema sério, porem pode ser tratado de algumas formas, seja com medicação ou suplementação (complementando com sessões de fisioterapia), mas em casos mais graves a cirurgia poderá ser necessária.

cura e prevenção da artrite reumatóide
Contudo para qualquer doença deve-se usar meios preventivos, e segundo um estudo da Universidade de Sheffield (Inglaterra), pessoas que não bebem álcool podem ter até 4 vezes mais probabilidade de vir a sofrer de artrite. Este estudo envolveu cerca de 1800 pessoas, onde cerca de 800 tinham artrite reumatóide.

É certo que o consumo de álcool está associado a várias doenças, porém este parece ser uma forma eficaz de prevenir a artrite (com base na proporção avaliada).
Embora se trate de uma ideia ainda em estudo, uma equipa sueca também testou o efeito do álcool em ratos, comprovando que os ratos que bebiam água com 10% de álcool tinham um risco menor de contrair a artrite reumatóide.
tratamento com álcool
Interessante, será saber as quantidades necessárias para obter o efeito em humanos de um modo saudável, uma vez que para o combate de uma doença auto imune se deveria incluir diariamente na dieta sem o risco de desenvolver efeitos secundários. Mas também é preciso ter em conta que não é conhecido o processo que torna o álcool benéfico relativamente a este problema, embora tudo indique que a ação passa por desactivar as funções de auto imunidade que provocam a artrite. Outra questão a ter em conta é que o álcool reage com grande parte da medicação, e a medicação é necessária para quem sofre de artrite.

Um comentário:

  1. Existem teorias que dizem que a artrite é provocada pelo excesso de cálcio no sangue. O álcool é diurético e desativa a hormona anti diurética (vasopressina), o que pode favorecer a eliminação dos resíduos de cálcio. Então segundo o meu ponto de vista mais álcool no sangue (moderado) significa menos reumatismo no sangue...

    ResponderExcluir