Homens também podem amamentar bebes

Pode parecer bastante estranho, mas tudo se trata de ciência. Tal como o título indica também os homens podem produzir leite e amamentar bebes através da ativação da hormona prolactina.

Está comprovado então, que os homens também têm a capacidade de lactação (que se inicia com a produção de leite, que ocorre nos alvéolos das glândulas mamárias ate ao exterior do mamilo) tal como acontece nas mulheres. Afinal ambos os sexos têm o mesmo órgão em comum, apesar de este ser bastante mais desenvolvido no sexo feminino.

homem pode amamentar

"As glândulas mamárias do organismo humano são formadas antes de o feto se tornar um menino ou uma menina. Com o desenvolvimento do organismo, a diferença é que nos homens as glândulas mamárias apresentam muito poucas células que segregam o leite. Já as mulheres desenvolvem um grande número dessas células após a puberdade. É sabido também que os homens podem desenvolver câncer de mama", explicação da endócrinologista Sigbritt Werner.


Esta notícia tem ganho maior destaque após um homem sueco ter estimulado os seus mamilos diariamente, em intervalos de três em três horas, com uma bomba de sucção do mesmo tipo usado para a extração de leite materno, conseguindo assim induzir a lactação. Seguidamente este assunto tem levantado a seguinte questão:

amamentação
Será viável um homem amamentar um bebé?

Isto porque ainda está por explicar se a lactação é significativa em termos de quantidade e qualidade do leite (a nível nutricional).

4 comentários:

  1. LOOL, os homossexuais já vão puder adoptar recém nascidos...

    ResponderExcluir
  2. Bora lá participar na campanha de aleitamento materno homens!! XD

    ResponderExcluir
  3. Carla Teixeira, "aleitamento paterno" quer você dizer... :)

    ResponderExcluir
  4. Faz todo o sentido porque também existem homens com câncer de mama. As glândulas mamárias são exatamente iguais o que difere são os hormonios. O homem tem mais testosterona e a mulher tem mais estrogénio.

    ResponderExcluir