Exercícios Aeróbicos estimulam Inteligência (QI)

Qual a relação entre a prática de exercícios físicos aeróbicos e os níveis de inteligência?

A Universidade de Gotemburgo (Suécia), veio-nos comprovar que de facto existe essa relação, sugerindo que o nível de inteligência ou QI é comparável ao de condicionamento físico.
Este sem dúvida alguma foi um grande estudo onde participaram cerca de 1 milhão de jovens do sexo masculino, entre 15 e 18 anos.
Os investigadores tiveram em conta o nível educacional dos pais e as relações com os irmãos dos voluntários, tendo ainda avaliado a sua capacidade física (através de testes de esforço), assim como as suas capacidades de processar informação, variáveis que poderiam influenciar nos resultados.

aumentam a inteligencia
O estudo concluiu que jovens que praticam exercícios aeróbicos apresentaram maior capacidade de processar informações e relaciona-las entre si, tendo ainda um maior poder de concentração. As áreas em que tiveram mais sucesso foram compreensão verbal e pensamento lógico.

O exercício físico moderado quando praticado regularmente, torna-se num mecanismo bastante eficiente para aliviar a tensão do corpo e reduzir o stress. Os exercícios aeróbicos são mais eficazes nos ganhos de QI porque ajudam a aumentar a oxigenação em todo o corpo e possibilitando a eliminação do excesso de CO2. Os altos níveis de CO2 estão relacionados com pouca capacidade de concentração e predisposição a sonolência durante o dia. Exercícios aeróbicos são altamente eficazes para resolver este problema ajudando ainda o corpo a remover toxinas pela estimulação do sistema linfático. Assim a mente torna-se mais lúcida e o poder de concentração aumenta.

Um comentário:

  1. Correr em alta intensidade aumenta a hormonio do crescimento GH que também deve ter benefícios para o cérebro e para o Qi.

    ResponderExcluir