Luz ao Fundo do Túnel - Explicação Científica

O tema sobre "visões antes da morte" tem sido debatido intensivamente ao longo dos últimos anos, desde artigos publicados em certos jornais e revistas, programas de televisão, documentários, debates etc... Certo é que já são milhares as pessoas que afirmam terem alguma vez passado por esta situação nos piores momentos das suas vidas. Entre os relatos mais frequentes está o caso da "luz ao fundo do túnel" assim como a sensação de sair do seu próprio corpo, o aparecimento de entidades desconhecidas e entidades ligadas à religião. Outros relatam apenas uma sensação de paz e tranquilidade.
É muito natural, que este tema levante diversas dúvidas do género:

Porquê que nem todas as pessoas dentro de um determinado estado de coma (por exemplo: no momento de uma paragem cardíaca) conseguem presentear tal acontecimento? E porque outras pessoas presenteiam acontecimentos diferentes?

Tendo em conta que há imensos relatos distintos, nem todas as pessoas passam pela mesma experiência. Um exemplo relativo ás ditas aparições é o de que um budista nunca avistaria Jesus Cristo mas sim uma entidade da sua religião. Isto leva-nos a pensar que o nosso subconsciente pode estar muito envolvido num processo criativo mental...
  
explicação cientifica

Porque não, tudo se tratar de um sonho?

Visto que este é um tema muito ambíguo, tendo então explicações muito diferentes e indeterminadas, é normal que haja também muito cepticismo.
Como sempre, a ciência tenta dar a sua resposta a todas as questões do universo.
Embora algumas sejam ainda inexplicáveis, para outras vão surgindo explicações como é o caso deste "enigma" sobre as visões antes da morte.

A Universidade de Maribor, na Eslovênia, fez um estudo onde foram examinados 52 pacientes durante o momento de uma paragem cardíaca, e concluiu que esses fenómenos se devem aos altos níveis de dióxido de carbono (CO2) presentes no sangue no  exato momento devido à suspensão da respiração, onde 11 pacientes relataram ter vivido este tipo de experiências. Convém também referir que foram nestes 11 pacientes onde os níveis de CO2 se encontraram mais elevados.
Segundo dados estatísticos, estima-se que entre 10% a 25% dos pacientes que sofrem de paragens cardíacas vivenciam algo semelhante.

Que relação terá o CO2 com este tipo de fenómenos?

Em consequência do excesso de CO2 no sangue dá-se a sua falta de oxigénio. Mas é no cérebro que todo este processo se desenrola, sendo que a falta de oxigénio causa a morte das células e compromete toda a função mental. A isto se chama de Anoxia, a qual deverá junto com o nosso subconsciente (que é ainda uma incógnita por resolver) criar este tipo de "cenários".
Através de experiências sabe-se ainda que a inalação de dióxido de carbono pode levar ao encurtamento do campo de visão de uma pessoa e em casos mais graves a alucinações idênticas ás relatadas neste tema. O nosso organismo tem como função remover o excesso de CO2 do corpo através do processo de expiração, uma vez que a sua acumulação é considerada altamente tóxica.


Contudo esta teoria ainda não é 100% fiável devido ao reduzido número de pacientes estudados e à falta de tecnologia por parte dos investigadores, mas tudo indica que é a explicação mais lógica e correcta.

0 comentários