O Melhor Leite para a Saúde?

Hoje quando vamos ao mercado podemos encontrar diversas marcas de leite, com diferentes características que afetam a saúde. Porem é de notar que quase todos estes produtos são enriquecidos com vitaminas e minerais de uma forma sintética e o leite acaba por ser todo ele pobre em nutrientes biodisponíveis para o organismo.

Depois do leite de soja, leite em pó e leite de crescimento poderá aparecer um novo tipo de leite no mercado criado por cientistas argentinos. Este leite, denominado por "Super Leite" consiste numa mistura de leite de vaca e de leite de cabra especiais e pode prevenir diversas doenças, entre as quais a diabetes, colesterol, doenças cardiovasculares, renais e ate mesmo tumores ... assim como doenças derivadas da perda de cálcio (pois este é um leite muito mais rico e com melhor taxa de absorção deste mineral essencial a todo o corpo).


Não é um medicamento, mas um alimento capaz de prevenir certas doenças, desde que a pessoa combine esse leite com alimentação e vida saudável”, afirma Gerardo Gagliostro, engenheiro agrónomo e autor deste estudo.


Porque será este leite tão especial?

Antes de mais é necessário referir de que esta experiência não se limita apenas à junção de estes dois tipos de leite, mas sobretudo à qualidade dos mesmos. Tanto o leite de vaca como o leite de cabra, foram testados em laboratório de modo a se conseguir "apurar" as melhores qualidades de cada um, e por fim fazer a junção dos mesmos resultando num produto final de excelência.

Para conseguir um leite tão especial, esta equipa teve de submeter os seus animais a um tipo de alimentação diferente e complementar (à base de soja e óleo de peixe). Assim sendo, estes animais passaram a produzir um tipo de leite com menos gorduras prejudiciais, gorduras essas que causam entupimentos nas nossas artérias e acarretam diversos problemas como o colesterol e AVC. O Super Leite mostrou-se ainda rico em ácido linoleico conjugado (CLA) e ácido vacênico (AV), substâncias anti inflamatórias que ajudam na prevenção de tumores, e das mais variadas doenças.

O leite é um dos produtos mais consumidos pela nossa sociedade, por isso devemos procurar um produto de alta qualidade, uma vez que o ingerimos todos os dias. Existem diversos estudos e matérias que tentam denegrir a imagem do leite. O problema não é o leite em si... nunca foi um mau alimento, apenas a forma industrial como se o explora (onde os animais são criados em ambientes de stress e com produtos em vez de uma alimentação biológica) leva ao mercado um produto sem qualidade e por vezes prejudicial à saúde.

0 comentários