Alongamentos do pescoço

Raramente alguém consegue cumprir os bons hábitos da postura corporal que se deve levar no dia a dia. A região do pescoço está entre as localizações mais afectadas...

Sendo o pescoço uma região de extrema importância e sensível, é bom que se faça algo a fim de evitar diversos tipos de lesões referentes à parte óssea que causam dor e certas vezes impedem a sua movimentação. 
Nos dias de hoje as profissões obrigam uma grande parte da população mundial a estar sentada numa secretária em frente a um computador ou mesmo simplesmente a escrever... mas o simples facto de estar sentado e mal posicionado leva a um grande risco de lesões passivas, assim como lesões que se podem agravar futuramente, como é o caso do pescoço que suporta uma tensão enorme exercida pela cabeça.

Na verdade o que acontece, é que temos sempre a nossa cabeça deslocada do resto do corpo, o que é extremamente prejudicial pois a tensão aumenta a pique e nem damos conta do tempo que permanecemos naquele estado (muitas vezes um dia inteiro). Assim, a cabeça e pescoço deveriam permanecer em forma recta juntamente com as costas, de um modo perpendicular ao chão. 
Deste modo evitava-se o desgaste do disco cervical o qual tem a função de amortecedor entre os ossos nessa região, protegendo-a de eventuais acidentes.




Alongar pescoço


Alongar o pescoço é uma pratica muito benéfica para aliviar as tensões, dores assim como calcificar aquela área. 

Esta prática não despende muito tempo e acarreta inúmeros benefícios, inclusive na parte psicológica (reduzindo o stress, aumentando a concentração e melhorando o estado de humor).


Antes de apresentar os seguintes exercícios, recomenda-se que se faça esta série 2 vezes ao dia sempre que se sinta com dores.

- A respiração deve ser suave e profunda;

- O alongamento deve ser lento e nunca forçado;

- Tenha preferência em praticar estes exercícios, permanecendo de pé;




1) Este exercício consiste em levantar os ombros suavemente, deslocando-os para trás e voltando à posição inicial descrevendo um círculo. A velocidade pode ser auxiliada pela respiração, levantando lentamente os ombros enquanto inspira ... (15 repetições)




2) Incline a cabeça lentamente para a esquerda tocando-a ou tentando tocar no ombro (o ombro deve permanecer imóvel). Após 5 segundos faça o mesmo processo para a direita e deixe repousar a cabeça no ombro, outros 5 segundos. (10 repetições)




3) Incline a cabeça para a frente de modo a tocar no peito e permaneça assim 10 segundos (pode-se encostar a uma parede para impedir que as costas se curvem). De seguida e muito lentamente incline a cabeça para trás ficando a olhar para o cima 15 segundos. (3 repetições)




4) Este exercicio é a junção do segundo e terceiro exercício implementando-lhes um círculo. Comece por inclinar a cabeça para o lado direito encostando-a ao ombro e deixa-a lentamente descair para trás. Sem parar, sobe de modo a encostar ao ombro esquerdo e descai para a frente encostando ao peito voltando então à posição inicial descrevendo assim um movimento circular no sentido dos ponteiros de um relógio. Inverta depois o sentido. (4 repetições)

2 comentários:

  1. Nos dias de hoje é importante fazer exercícios para o pescoço, cada vez passamos mais tempo em frente a um computador ou a trabalhar numa secretária e não damos conta da nossa postura. Tive um problema na coluna que foi causado pela tensão no pescoço e decidi consultar um osteopata, que me disse para fazer alongamentos com o pescoço. De certa forma isto é uma espécie de fisioterapia. Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Meu professor de natação disse que alongar o pescoço traz muitos benefícios à coluna. Vlw

    ResponderExcluir