Porque razão Bocejamos?

Bocejar é uma acção natural automatizada pelo nosso organismo que ocorre em determinados momentos específicos como resposta a algum fator...

Já pensou qual a razão que nos leva a bocejar?
Um aumento significativo do número de bocejos é observado após várias horas sem dormir ou quando nos sentamos no sofá a relaxar após um longo dia de trabalho... Isto acontece em consequência da diminuição dos níveis de oxigénio presentes no cérebro, em que o organismo diminui os seus processos como forma de poupar energia e gasto de oxigénio.

Os casos são semelhantes, pessoas que não dormem o suficiente habitualmente têm uma respiração incorrecta (pouco profunda), que vai criar uma má gestão na entrada de oxigénio para o corpo por via do sistema respiratório. O stress é outro fator que prejudica seriamente a respiração e os níveis de oxigenação cerebral.

Porque bocejamos

Tédio Vs Bocejar

O tédio está associado ao acto de bocejar. Vejamos o seguinte exemplo:
Uma pessoa que está a ver um filme, do qual não gosta ou não o acha minimamente interessante tem tendência a bocejar, isto porque a nossa mente se abstrai de coisas que são aborrecidas para nós. Após esta abstracção e como o objectivo não é cair na sonolência, o nosso corpo activa a nossa concentração através de bocejos que estimulam a circulação sanguínea, oxigenação e diminuem a temperatura cerebral de modo a melhorar o estado de atenção.


Calor Vs Bocejar


O nosso corpo funciona como uma máquina (de uma forma muito mais complexa é certo..) e como tal também precisa de gerir a temperatura. Quando nos encontramos num local quente, o corpo tenta desactivar algumas das suas funções para manter o "sistema de refrigeração" controlado, diminuindo assim a concentração e aumentando a sonolência (o repouso evita o aquecimento do corpo).
O bocejo é uma forma de manter o corpo minimamente em alerta, quando este tende para o repouso.

0 comentários