5 Plantas que purificam o ar

Com todas as questões sobre poluição ambiental que hoje se debatem, e percebendo os riscos incalculáveis que trazem à nossa saúde, podemos dizer que já nem o ar da natureza é de total confiança... Porém, é na natureza que está o "antídoto". A NASA e a Associated Landscape Contractors of America (ALCA) avaliaram certas plantas de interior que têm o efeito de purificar o ar da casa. Trata-se de um estudo extremamente importante, na medida em que diversos problemas de saúde têm sido associados à qualidade do ar que respiramos, nomeadamente problemas relacionados com alergias, envelhecimento, hormonais e estéticos. É de total importância manter a poluição do ar mínima, afinal ele é a necessidade mais básica de qualquer ser vivo.


Estas plantas têm a capacidade de absorver compostos orgânicos voláteis (COV) que constituem a poluição e se dissipam pelo ar livremente de acordo com a sua baixa densidade. Cada planta pode absorver diferentes compostos, portanto, para quem gosta de decorar cada recanto da casa com um vaso, será uma mais valia.


Plantas que purificam o ar

Aloé vera - O aloé vera ou babosa é uma planta bastante comum no nosso quotidiano, uma vez que tem inúmeras aplicações terapêuticas e não requer grandes cuidados. Esta planta tem a capacidade de absorver componentes tóxicos libertados por produtos de limpeza, tintas, entre outros como por exemplo o benzeno e o formaldeído.



Dracaena marginata - Esta planta, também chamada de Dracaena de Madagáscar é das maiores plantas usadas para interior, pelo que pode optar por plantá-la num vaso grande e colocá-la numa sala deixando-a crescer de modo a aproveitar melhor os seus benefícios. A dracaena tem a capacidade de absorver compostos, provenientes de lacas, vernizes assim como de gasolina, como é o caso do xileno, tricloroetileno e também formaldeído.



Spathiphyllum - Um dos mais poderosos filtros naturais, o lírio-da-paz, absorve compostos como tricloroetileno, benzeno, formaldeído, tolueno e xileno. Esta planta requer sombra e humidade para se desenvolver.

 

Philodendron oxycardium - Este tipo de filodendro é capaz de absorver praticamente todos os tipos de compostos (COV's), porém requer especial atenção na presença de animais domésticos e crianças por ser uma planta tóxica.



Rhododendron simsii - Para quem gosta de flores fique sabendo que também a azalea pode purificar o ar de sua casa, eliminando também compostos comuns como os formaldeídos.

0 comentários