Gorduras Saturadas (Colesterol e LDL)

O que são gorduras saturadas? O que elas representam para o colesterol? Qual a sua associação ao HDL e LDL?

De facto, este tipo de gorduras denominam-se por saturadas devido à sua composição química, onde os átomos de carbono se encontram saturados com átomos de hidrogénio.

É falso dizer que gorduras saturadas apenas derivam dos produtos de origem animal. Porem elas se encontram maioritariamente neste tipo de alimentos, como por exemplo na gordura da carne, queijo, manteiga, leite, etc... alimentos estes que aumentam o colesterol, nomeadamente o LDL ("mau colesterol").
Reflectindo no facto anteriormente falado, também alimentos de origem vegetal podem conter gorduras saturadas. Como exemplos temos o óleo de palma, óleo de coco, óleo de babaçu e óleo de palmiste, que de outro modo não contêm colesterol.


Diversas doenças cardiovasculares e AVC (acidente vascular cerebral) têm sido associadas ao consumo de gorduras saturadas, devido ao aumento significativo do colesterol que estas provocam.

Sendo o colesterol um grande risco para a saúde, deve-se impor um limite no consumo diário de gorduras saturadas. Deste modo, os médicos recomendam não ingerir mais do que 7% do total de calorias diárias que elas representam.

De forma a estabelecer um balanço positivo na nossa saúde, devemos seleccionar os alimentos que comemos, evitando assim o termo "saturado", e optando o termo "insaturado".

0 comentários