Diferenças entre Carboidratos Complexos VS Carboidratos Simples

Hidratos de carbono ou carboidratos, são moléculas que nos ajudam a fornecer energia para desempenharmos as mais variadas actividades no dia a dia. Os carboidratos são importantes para o nosso bem estar físico e mental.
Indirectamente eles têm muitas outras utilidades e são considerados essenciais para a vida no que respeita as nossas necessidades nutricionais.

Dentro dos carboidratos consideramos dois tipos diferentes, os carboidratos simples e os carboidratos complexos.
Os carboidratos simples/complexos diferem-se em termos moleculares. Enquanto os simples apresentam na sua composição uma ou duas moléculas de açúcar, os complexos apresentam 3 ou mais moléculas de açúcar ligadas entre si.



O que isto implica na sua ingestão?

Por norma diz-se que devemos evitar ingerir carboidratos simples, uma vez que são alimentos ricos em açúcar e em excesso podem trazer problemas de saúde sérios (como a obesidade e diabetes). Não quer dizer que os complexos não tenham açúcar, mas devido as suas bases moleculares diferentes, acontece que os carboidratos simples são digeridos pelo corpo muito mais rapidamente que os complexos, o que gera um pico de insulina no sangue quando consumidos em demasia. Já os complexos, são digeridos mais lentamente pelo organismo, evitando assim que o açúcar se infiltre no corpo tão agressivamente. A sua velocidade de digestão é fácil de entender. A quebra de uma ou duas moléculas é mais fácil do que a quebra de três ou mais. Deste modo percebemos que devemos evitar em demasia os carboidratos simples.

Outro ponto importante é que há carboidratos complexos de melhor qualidade que outros (lembre-se: três ou mais moléculas de açúcar), ou seja, quanto maior a base molecular, maior o tempo de digestão e menor é o pico de insulina. Também é importante observar o IG (índice glicémico) dos alimentos. Quanto maior o IG maior o açúcar do alimento. Entenda "açúcar" como uma generalidade e não como o açúcar que usa para adoçar o seu café chamado de sacarose. "Açúcar" envolve todos os açúcares, seja ele sacarose, maltose, frutose, dextrose, lactose etc..
Veja alguns dos carboidratos simples mais comuns.

0 comentários