Como fazer o cabelo crescer - Parte 1

Por vezes o nosso cabelo leva muito tempo para crescer e a ansiedade de o voltar a ver comprido, cresce de dia para dia.
Existem técnicas que nos podem ajudar a resolver este problema, contudo sabemos que o factor genético tem um peso importante perante o cabelo.

Se analisarmos a rotina e os hábitos da maior parte das pessoas podemos notar que não estão a cumprir as regras mais importantes para que o cabelo possa crescer mais rapidamente e saudável.
É certo que existem pílulas e medicamentos no mercado que promovem o crescimento mais rápido do fio, mas aqui apenas nos vamos focar em técnicas e procedimentos naturais, que não apresentam qualquer efeito indesejado, apenas favorecem ainda mais a saúde em geral. A alimentação é um deles e pode fazer milagres, não procure nenhuma mascara ou tratamento sem antes mudar a sua alimentação.


Alimentação
-Elimine os maus hábitos
Se você quer ver o seu cabelo crescer com força, tome cuidado com o que você come. Afinal de contas, nós somos aquilo que comemos. Por isso, evite os fritos e gorduras más, assim como o álcool e tabaco. Este é o passo mais importante de todos, uma vez que estes alimentos promovem a acção das glândulas sebácias e a produção excessiva de sebo, assim como DHT.
-Consuma proteína
Após eliminar estes males adopte uma dieta rica em proteína. O frango e o peixe são boas fontes de proteínas livres de gordura e ricas em aminoácidos essenciais. Quando consumir peixe beneficiará ainda do famoso Omega 3 que é uma gordura boa importante para a pele e para o cabelo.
-Consuma carbohidratos complexos e minerais
Coma também leguminosas, elas são ricas em minerais essenciais ao cabelo e corpo em geral, são ricas em carbohidratos complexos (ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue), e têm um papel fundamental na limpeza do fígado, um órgão muito importante na produção de hormonas.


Exercício Físico

O exercício físico também tem muita importância no factor "crescimento capilar".
Faça exercícios aeróbicos com grande intensidade durante apenas 15 minutos entre 2 a 3 vezes por semana.
A intensidade e curto tempo de treino ajudam a obter os níveis desejados da hormona do crescimento GH, promovendo assim o aumento do metabolismo e emagrecimento.
Como o metabolismo vai aumentar e perante a intensidade imposta no treino, a pessoa irá suar. O suor é um factor importante para eliminar as toxinas da pele e do couro cabeludo, abrindo assim os poros e libertando o excesso de sebo e de sódio do corpo.

Massagem capilar

A massagem capilar pode ter um efeito muito benéfico para o crescimento de novo cabelo e engrossamento dos folículos já existentes. Mas para isso ela deve ser bem executada. No banho poderá usar os dedos, criando movimentos circulares (não agressivos) no couro cabeludo. Contudo, fora do banho nunca use os dedos, uma vez que favorecem a acção das glândulas. Opte então por uma toalha e massaje o couro por completo. Pratique este exercício todos os dias, ele irá favorecer a micro-circulação sanguínea e por consequência a recepção de nutrientes para o folículo. Como fazer o cabelo crescer - Parte 2

Um comentário:

  1. Boas dicas. Quando li este artigo reparei que não cumpro nenhum dos requisitos, apenas não bebo álcool... mas o meu cabelo anda tão fino que tenho inveja das minhas colegas!! Estou ansiosa para ver a parte 2. Obrigado!

    ResponderExcluir