Como fazer o cabelo crescer - Parte 2

Na primeira parte deste artigo (Como fazer o cabelo crescer [Parte 1]), analisamos alguns factores que são indispensáveis à saúde dos cabelos, entre eles a alimentação, exercício físico e massagem capilar. Porém muitas vezes esses factores não são suficientes para tratar os problemas capilares mais complexos, incluindo a velocidade de crescimento do cabelo. Por isso, esta segunda parte do artigo será muito importante para complementar com todos os métodos já descritos.


Higiene
- Secar ou não secar o cabelo?
Evite andar com o cabelo molhado por muito tempo. O facto de ter o couro cabeludo húmido, e como este é uma zona quente, cria-se um ambiente perfeito para o surgimento de fungos no seu cabelo. Os fungos por vezes infeccionam o couro cabeludo e assim forma-se a caspa no cabelo. Ter caspa é um sinal que algo está errado. Tente sempre deixar o cabelo bem seco, mas tome cuidado com o uso de secadores. O ideal é secar com uma toalha e assim também aproveita para realizar a massagem capilar ao mesmo tempo (como descrito na Parte 1). Para cabelos compridos, este processo deverá ser mais incómodo e muito mais difícil de realizar, por isso recomendamos que seque apenas a raiz com uma toalha e se quiser use o secador para o resto do cabelo.
- Como usar o shampoo?
Procure sempre lavar o cabelo com um shampoo suave, de preferencia PH neutro. Este tipo de shampoos não são agressivos para a raiz, evitando sérios danos.
Outra dica é atingir o shampoo na raiz, massajar todo o couro e  enxaguar o mais rapidamente possível. Quanto menos tempo o shampoo estiver na raiz menor será a actividade das glandulas sebácias.

Stress

Falamos que o factor genético tinha muita influencia sobre o crescimento do cabelo, mas tambem podemos falar (com base em estudos modernos) que a actividade mental provoca alterações no nosso ADN (nossa genética). Portanto, o stress é algo que deve deixar de existir na sua rotina.
Com uma alimentação saudável, exercício físico habitual, vida social, atitude e descanso correcto, é possível eliminar grande parte do seu stress. Apanhar pelo menos 20 minutos de sol diáriamente tambem é indispensável. O sol ajuda a regular hormonas que promovem o sono profundo e reparador.

Sem um sono correcto você pode esquecer o seu objectivo. Toda a regeneração celular é praticamente activada durante o sono profundo, onde estão envolvidas as hormonas mais importantes, inclusive as que actuam a nível capilar.

Tratamentos naturais

Os tratamentos naturais podem ser bastante eficazes. Por vezes necessitamos experimentar vários métodos para se ver qual o que responde melhor ao nosso problema. Cada organismo reage de diferente forma. Alguns dos tratamentos que anunciamos para a queda de cabelo, tambem resultam para o crescimento mais rápido do cabelo. Entre eles estão:

Tratamento com Pimenta Caiena
Tratamento com Alecrim

Em cima descrevemos métodos directos, mas acredite que também podemos utilizar métodos indirectos muito eficazes, como por exemplo o consumo das Bebidas Detox.
Desintoxicar o corpo ajudará a restablecer o equilibrio hormonal que necessita para que os fios do seu cabelo nasçam e cresçam mais rápido, bonitos e viçosos.

Um comentário:

  1. Óleo de coco extra virgem também ajudar a nascer cabelo??

    Att,

    Edmilson

    ResponderExcluir