Como aumentar a dopamina naturalmente?

A dopamina é um neurotransmissor indispensável para viver. Ela é bem complexa e regula grande parte dos nossos comportamentos.
A dopamina é também chamada de hormona da coragem, pessoas com mais dopamina enfrentam melhor os problemas, tendem a ser mais impulsivas. A falta deste neurotransmissor pode desencadear depressão e ansiedade. A doença de Parkinson está associada à falta de dopamina num "nível crónico". Já o seu excesso se relaciona com doentes que sofrem de esquizofrenia.

A dopamina deve ser bem gerida e apresentar-se em quantidades saudáveis. Mas geralmente, na população a nível mundial ela costuma estar bem abaixo do que devia.

Existem formas diferentes de estimular a produção deste neurotransmissor. O melhor é escolher um método natural, uma vez que não apresenta efeitos secundários.

Dieta - A sua alimentação pode ajudar na produção de dopamina, mas de um modo indirecto. Consuma alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Retire gorduras saturadas e processadas da sua dieta e reduza o consumo de sal e açúcar. adicione alimentos estimulantes á sua dieta. Esta mudança vai gerar muita energia ao corpo e reduzir o excesso de sono e sedentarismo provocado pelo excesso de glícose no sangue.

Exercício Físico - Para aumentar a dopamina não existe um exercício expecifico, geralmente qualquer exercício ajuda sempre, mas se você quer notar diferença você deve praticar um exercício que adore, ou que o mantenha focado nele e não a pensar em algo. É importante haver este tipo de dedicação para aumentar a dopamina. Pratique actividades radicais, irá aumentar a adrenalina a euforia e consequentemente a dopamina.

Sociabilização - A sociabilização é uma óptima forma de para melhorar e estabilizar os níveis de dopamina. Tente não consumir muito alcool. O álcool estimula a produção de dopamina exageradamente (que depois cai a pique após algumas horas), com o tempo o corpo torna-se viciado e vai precisar dele para gerar mais dopamina. Daí ser considerado uma droga.

Sono - O sono regula um grande número de hormonas em todo o corpo incluindo os neurotransmissores. Durma pelo menos 8 horas de sono profundo.

3 comentários:

  1. Olá, vocês podem-me indicar algum chá para aumentar a dopamina? É que o chá é mais pratico, ponho numa thermos e vou bebendo ao longo do dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, tbm estou precisando de um chá desses. Tenho necessidade de aumentar a dopamina

      Excluir
    2. Chá de alecrim http://nutrianapaula.com.br/alecrim-qual-aplicacao-e-como-usar/

      Excluir