Como tratar o Tártaro com Bicarbonato de Sódio

O tártaro é a placa bacteriana que se calcifica nos dentes, começando nas regiões mais próximas das gengivas. Este tipo de placa deve ser removida no dentista, porém também pode ser neutralizada e até mesmo revertida com Bicarbonato de Sódio (Soda).

A razão para o tártaro se formar nos dentes deriva de vários factores. É lógico que a higiene (falta dela) é a principal causa, mas existem pessoas mais propensas a gerar este tipo de problema. Aponta-se muito para o factor genético, mas os hábitos alimentares têm mais relevância na formação da placa.


As bactérias e fungos geralmente gostam de se reproduzir em meios quentes, húmidos, pouco oxigenados e ricos em açúcar. A boca, mais precisamente a língua, é um meio com condições perfeitas para a criação deste tipo de micro organismos. A higiene pode ajudar a prevenir o tártaro, mas por si só não é suficiente. A redução no consumo de açúcar é crucial, uma vez que a glicose acidifica a boca. Comidas salgadas tendem a causar desidratação no corpo, e na boca estas afectam a segregação de saliva que oxigena a área e controla a propagação de microorganismos.
Como remover o tártaro com Bicarbonato de Sódio

O Bicarbonato de Sódio é um mineral com um pH muito elevado (aproximadamente 9). Uma vez que os microorganismos que formam a placa bacteriana se desenvolvem em meios ácidos, quando em contacto com o bicarbonato de sódio estes são destruídos.

Por vezes a limpeza do tártaro com Bicarbonato de Sódio poderá tornar-se um processo lento (dependendo do estado da calcificação da placa). Nesse caso para efeitos imediatos procure um dentista, pois a única solução rápida é usar o destartarizador.


Como fazer o tratamento de Bicarbonato

Encha meio copo de água e adicione uma colher de sobremesa de Bicarbonato de Sódio.
Misture a solução e leve á boca. Com a solução na boca use a escova de dentes e escove os dentes com muita pressão. Se a placa não se soltar, poderá aplicar o Bicarbonato de Sódio diretamente nos dentes e escova los de igual modo.

0 comentários