Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda (Alfazema)

A lavanda ou alfazema, é uma planta multi-usos. Os seus benefícios são muito conhecidos desde a antiguidade, sendo concerteza uma planta que pode tratar e prevenir a maior parte dos problemas de saúde.

Os óleos essenciais são compostos extraídos de cada planta, onde se preservam as suas propriedades nutritivas que são utilizadas para tratar ou regular o nosso organismo. Se o chá de lavanda já é por si só uma bebida desintoxicante tão poderosa, imagine os efeitos do seu óleo essencial, onde os seus benefícios se encontram concentrados na substância extraída.

Além de ser um óleo muito usado na aromaterapia e meditação devido ao seu intenso cheiro doce e perfumado, o óleo de lavanda tambem pode ser aplicado por via cutânea (pela pele), deixando os seus compostos bioativos actuarem na currente sanguínea.

oleos essenciais
Quais os benefícios do óleo essencial de lavanda para a saúde?

Como já referido em cima, este óleo é muito usado para práticas meditativas e espirituais, uma vez que facilitam a mente a obter um estado de consciência profunda. As suas substâncias ajudam na redução da tensão mental, aliviando pessoas nervosas, com problemas de stress e até mesmo ansiedade ou depressão. Este óleo suporta ainda as funções cerebrais auxiliando a regulação dos neurotransmissores pela estimulação do sistema límbico. É certamente uma boa forma natural de aumentar a dopamina. A alteração do estado mental que o óleo essencial de alfazema provoca permite sentir muita mais energia no estado físico, promovendo a ação da pessoa.

Os benefícios da lavanda estendem-se ainda ao sistema respiratório, ajudando a tratar problemas pulmunares e de sinusite, graças às suas propriedades descongestionantes e bactericidas.
Pessoas que usam este óleo têm relatado a sua eficácia para:

- aliviar alergias;
- tratar acne e outros problemas de pele;
- melhorar a qualidade de sono;
- auxiliar no tratamento de câncer/cancro;
- melhorar a circulação sanguínea;
- promover uma boa digestão;
- auxiliar o sistema imunitário;
-etc.

O óleo essencial de lavanda é realmente um produto maravilhoso para a saúde. Use-o para se perfumar uma vez que ele atua como repelente de insetos. Se sofre de queda de cabelo, fique sabendo que a lavanda é uma das ervas mais recomendadas e eficazes para nutrir a raiz, reduzir o sebo e combater o DHT.

Uma ótima forma de beneficiar deste óleo, é usando um difusor em sua casa ou no seu local de trabalho.

Um comentário:

  1. Já testamos este óleo essencial de Lavanda para a queda de cabelo e é sem dúvida um dos melhores produtos em termos de eficácia!

    ResponderExcluir