Tratamento com Sanguessugas

As sanguessugas são usadas medicinalmente à milhares de anos e tornaram-se um tratamento preventivo e eficaz no combate a diversos problemas comuns do nosso quotidiano. A este tipo de tratamento com sanguessugas atribui-se o nome de hirudoterapia.


O que são sanguessugas?

Sanguessugas são seres hermafroditas pertencentes à classe Hirudinea, que se alimentam de sangue de outros animais, aos quais se fixam através das suas ventosas.
Existem mais de 500 espécies de sanguessugas, sendo que estas podem variar entre 6 a 30cm consoante a espécie.

Podem ser encontradas em todo o mundo e geralmente em água doce. Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem em ambientes enlameados. Nas zonas tropicais existem ainda algumas espécies arbóreas que caem sobre as vítimas de modo a parasitar o seu corpo. Alem de existirem diversas espécies, as mais comuns vivem em lagos, lagoas e rios calmos de água quente.
É importante referir que a sanguessuga não é apenas hematófaga (alimenta-se de sangue), muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se também de vermes, e certos insectos, além de matéria orgânica.

Uso na medicina

Como já em cima referido, as sanguessugas possuem multi benefícios para o corpo humano.
Elas têm grande utilidade no tratamento de problemas como úlceras, varizes, doenças cardíacas, gastrite, colite, cirrose hepática, certos tipos de asma e bronquite, alterações hormonais, problemas de próstata, etc...
Foi devido ao seu vasto leque de soluções, que hoje em dia a medicina está a apostar mais neste tipo de tratamentos.


Para o tratamento com sanguessugas, por norma apenas se usa uma subespécie, ou seja, a sanguessuga utilizada para fins medicinais denomina-se por Hirudo medicinalis e é um tipo de sanguessuga que se alimenta do sangue de mamíferos, produzindo uma substância anticoagulante e benéfica, a hirudina, que ajuda na circulação sanguínea.

As sanguessugas medicinais são seleccionadas pela sua qualidade e importadas de criadores especializados, portanto caso pretenda aderir a esta terapia, deverá se dirigir a um centro de hirudoterapia com certificado de qualidade.

Um comentário:

  1. Quando era pequeno via o meu avó a tratar as varizes com sanguessugas que guardava num recipiente. Hoje já existem esses tais centros de hirudoterapia especializados em tratamentos com sanguessugas. É sinal que faz efeito!

    ResponderExcluir