Tratamento com Sanguessugas - Hirudoterapia

As sanguessugas são usadas na medicina à milhares de anos e tornaram-se um tratamento preventivo e eficaz no combate a diversos problemas de saúde comuns do nosso quotidiano. Ao tratamento com sanguessugas atribui-se o nome de Hirudoterapia.


O que são sanguessugas?

Sanguessugas são seres hermafroditas pertencentes à classe Hirudinea, que se alimentam de sangue de outros animais aos quais se fixam através das suas ventosas.
Existem mais de 500 espécies de sanguessugas, sendo que estas podem variar entre 6 a 30cm consoante a espécie.

Podem ser encontradas em todo o mundo e geralmente em água doce. Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem em ambientes enlameados. Nas zonas tropicais existem ainda algumas espécies arbóreas que caem sobre as vítimas de modo a parasitar o seu corpo. Além de existirem diversas espécies, as mais comuns vivem em lagos, lagoas e rios calmos de água quente.
É importante referir que a sanguessuga não é apenas hematófaga (alimenta-se de sangue), muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se também de vermes e certos insectos, além de matéria orgânica.

tratamento com sanguessugas (hirudoterapia)
Uso de sanguessugas na medicina

Para o tratamento com sanguessugas, por norma apenas se usa uma subespécie, a Hirudo medicinalis considerada a melhor sanguessuga para fins medicinais. Esta subespécie alimenta-se do sangue de mamíferos produzindo uma substância anti coagulante e muito benéfica, a hirudina.

As sanguessugas possuem multi benefícios para a saúde graças à hirudina que tem grande utilidade no tratamento de problemas como úlceras, varizes, retenção de líquidos, doenças cardíacas, gastrite, colite, cirrose hepática, certos tipos de asma, bronquite, alterações hormonais, problemas de próstata, câncer / cancro, fadiga, stress, etc...
terapia com sanguessugas - uso medicinal
Com o passar dos anos, o organismo tem cada vez mais toxinas acumuladas. Problemas no sistema linfático (responsável pela eliminação das substâncias tóxicas) comprometem a saúde em geral, tornando o pH do sangue ácido aumentando as chances de se desenvolverem células tumorais.
A terapia com sanguessugas permite renovar o sangue e torná-lo mais alcalino. Assim com o uso das sanguessugas podemos remover compostos tóxicos como metais pesados, co2, mercúrio, colesterol e ainda aumentar a circulação sanguínea que irá ajudar a nutrir cada célula do nosso corpo.

O vasto leque de soluções que a hirudoterapia nos oferece, representa o poder e eficiência dos tratamentos alternativos.

As sanguessugas medicinais são selecionadas pela sua qualidade e importadas de criadores especializados, portanto caso pretenda aderir a esta terapia, deverá se dirigir a um centro de hirudoterapia com certificado de qualidade.

16 comentários:

  1. Quando era pequeno via o meu avó a tratar as varizes com sanguessugas que guardava num recipiente. Hoje já existem esses tais centros de hirudoterapia especializados em tratamentos com sanguessugas. É sinal que faz efeito!

    ResponderExcluir
  2. Olá, alguém sabe onde posso comprar sanguessugas para tratamento (fins medicinais)? É preciso certificado para trabalhar em hirudoterapia?

    ResponderExcluir
  3. Olá eu acho que você pode comprar sanguessugas online pelo site "alibaba". Mas para montar um centro de hirudoterapia, penso que você necessita de um certificado, ou trabalhar com gente certificada (na equipa). Nesse caso, para uso profissional eu me informaria com uma universidade, instituto ou algum centro de ensino especializado na área. Existem muitas espécies de sanguessugas, e ao importar de armazéns confiáveis você sabe que está a adquirir a espécie "Hirudo medicinalis".

    ResponderExcluir
  4. Nossa... os benefícios das sanguessugas para a saúde são imensos! Pena que eu não tenha coragem de por esse bichinho na minha pele. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Há algum estudo sobre sanguessugas no tratamento dos vasos entupidos e, da mesma forma, nos vasos ressecados do ser humano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Sim existem diversos estudos que inclusive permitiram tornar a hirudoterapia como uma medicina alternativa credível no tratamento de problemas associados à circulação sanguínea.
      Os vasos entupidos geralmente são sangue coagulado que pode ser uma consequência do excesso de colesterol no organismo ou então calcificação das artérias.
      Se o problema for coagulação sanguínea o uso de sanguessugas pode ser muito eficaz, pois como descrito no artigo elas libertam uma substância no sangue chamada hirudina que é anti coagulante, deixando o sangue menos viscoso, originando uma melhor circulação.
      Se o problema for calcificação arterial, as sanguessugas podem auxiliar o tratamento mas não resolver o problema totalmente. Para isso deve-se aumentar o consumo de magnésio, que ajuda a dissolver o cálcio, assim como diminuir o consumo de açúcar e alimentos processados.

      Excluir
  6. Onde posso obter endereços dos centros de hirudoterapia com certificado de qualidade, no Brasil? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Infelizmente não temos conhecimento de centros de hirudoterapia com certificado de qualidade no Brasil. Em Portugal, Espanha e restante Europa existem vários, isto porque quanto sei as sanguessugas medicinais são importadas maioritariamente da Ucrânia.

      De momento em todo o mundo apenas existem 3 laboratórios de criação de sanguessugas medicinais (Canadá, Rússia e Ucrânia) que emitem certificados de garantia e qualidade (possivelmente só vendem a terapeutas especializados).
      Segundo o site "hirudoterapiaportugal" todas as sanguessugas provenientes de outros laboratórios são de origem duvidosa e podem acarretar riscos como:
      - sangramento excessivo
      - erisipela
      - úlcera trófica
      - angioedema
      - linfodenite
      etc...

      A única forma que vejo é aguardar que algum centro de hirudoterapia abra no Brasil.
      A melhor forma de procurar é no facebook, digitanto "hirudoterapia" na secção "locais". Mas de momento não encontramos nenhum, apenas em portugal.
      Outro conselho que lhe dou é perguntar no site "hirudoterapiaportugal" se eles têm conhecimento de algo.

      Excluir
  7. Eu gostaria de saber ,quem tem uma inflamacao provocada pelo stafilocoque doré ,é possivel a cura atraves de sanguessugas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O staphylococcus é um tipo de bactéria bem resistente, que se desenvolve em ambientes ácidos.
      O tratamento com sanguessugas certamente ajudará a complementar a resolução do problema, uma vez que irá renovar o sangue removendo toxinas, oxigenando-o e estabilizando o seu pH. A longo prazo, os tratamentos de hirudoterapia ajudam a alcalinizar o organismo e a melhorar o sistema imunitário (de uma forma indireta) contribuindo para um ambiente em que os staphylococcus terão mais dificuldade em se reproduzir / sobreviver.

      Por si só a hirudoterapia não deve ser o único modo de tratar este problema, mas sim um tratamento complementar.
      Existe medicação para os staphylococcus apesar de estes serem resistentes a muitas delas.
      Por meio natural recomendamos uma dieta alcalina (eliminando também o excesso de açúcar) para remover a acidez do corpo e desintoxica-lo. Veja: http://www.saudefit.com/2014/08/dieta-alcalina-beneficios.html
      Faça uma bebida de limão e canela todos os dias. O limão apesar de ácido, ajuda a alcalinizar o corpo, enquanto que a canela é rica em propriedades anti bacterianas. Outra dica é tomar meio copo de água com bicarbonato de sódio (uma colher de café) fora das refeições.
      A prática de exercícios aeróbicos é também muito importante.
      Quanto a suplementação aconselhamos cápsulas de alho envelhecido e zinco (gluconato de zinco), um mineral que mostrou inibir a ação dos staphylococcus aureus (doré) em laboratório, alem de ser essencial para manter um bom sistema imunitário.

      Excluir
  8. Nem todas as espécies de sangessugas possuem hirudina. As sangessugas devem ser aplicadas por um terapeuta pois os tratamentos passam inicialmente pelo sistema linfático, e só depois são aplicadas nas áreas a tratar. Não comprem nem apliquem sangessugas sem saberem

    ResponderExcluir
  9. Olá , gostaria de saber onde eu encontro essas sanguessugas e como aplica-las .
    No caso seria em mim mesmo , e seria apenas para má circulação.

    ResponderExcluir
  10. quero saber onde tem uma clínica que utiliza este tratamento no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  11. quero saber onde tem uma clínica que utiliza este tratamento no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  12. tem no Rio de Janeiro este tratamento com sanguessugas para circulação?

    ResponderExcluir