Chá para o fígado

O Fígado é um órgão que está vulnerável a várias doenças, sendo muitas dessas doenças desenvolvidas devido ao excesso de gorduras no fígado e ingestão de álcool. Este é um órgão muito importante e requer cuidados preventivos visto que muitas das várias doenças que se podem desenvolver dão origem a certos tipos de tumor e cirrose (caso mais grave cujo o único tratamento se refere ao transplante).

Em baixo vamos apresentar algumas infusões que podem ajudar a estabelecer o equilíbrio vital do fígado. Lembre-se que tudo isto tem bons resultados quando acompanhados de uma dieta saudável.

Chá de:

Abutua
Acariçoba
Silimarina
Agrião
Alcachofra
Alcaçuz
Alfazema
Artemísia
Bardana
Beldroega
Borragem
Carqueja
Dente de leão
Erva doce
Erva-tostão
Fedegoso
Jurubeba
Losna
Macela
Mulungu
Pariparoba
Picão
Pitanga
Sementes de coentro
Silimarina



A infusão deve ser preparada na proporção 1 colher de chá (com as folhas da planta já secas e trituradas) para uma xícara (de chá) fervendo juntamente com água durante cerca de 10 minutos.
O chá deve ser tomado 3 a mais vezes ao dia. É preferível tomar mais vezes ao dia numa menor quantidade, pois a absorção das substancias presentes no chá é maior.

Poderá também misturar algumas destas ervas, uma vez que as suas funções não são exactamente iguais, podendo assim tirar mais partido dos seus benefícios.

3 comentários:

  1. Já tive problemas hepáticos por causa do álcool e tabaco e posso dizer que o melhor chá para o fígado que já tomei foi o de dente de leão acompanhado de cápsulas de silimarina.

    ResponderExcluir
  2. O melhor chá para o fígado gordo é o de alcachofra.

    ResponderExcluir
  3. Gonçalo Herrera4 de abril de 2014 13:19

    Concordo com o primeiro comentário... Dente de leão para o fígado é muito bom.

    ResponderExcluir