Alecrim combate Queda de Cabelo

Alecrim para a queda de cabelo
Está com problemas de queda de cabelo? Já experimentou diversos tratamentos sem sucesso? Apresentamos-lhe então um método infalível... talvez a planta mais poderosa para este fim.
O alecrim pode ser bastante mais eficaz do que um simples shampoo contra a calvice e pode inclusive devolver-lhe cabelo já perdido!

Por incrível que possa parecer esta planta tão comum, usada como especiaria está no top das mais ricas em antioxidantes e contem um óleo essencial único, com diversas propriedades que atuam em sinergia nas células capilares devolvendo muitos benefícios ao cabelo (nutrição, raiz forte, volume e brilho natural).

Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos factores, mas um dos factores que a longo prazo mais contribui para que isso aconteça está relacionado com a exposição do nosso corpo a toxinas (tanto pelo meio ambiente como pela alimentação) gerando stress oxidativo e crónico responsáveis pelo desenvolvimento de radicais livres , os quais provocam um envelhecimento acelerado das células e por consequência a degeneração do folículo capilar e raiz.
Como já dito em cima, o alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, sendo portanto uma boa opção e uma mais valia para evitar este tipo de problemas.

Há relatos de pessoas que com um estado de calvice já avançado, conseguiram regenerar uma grande parte do seu cabelo à anos perdido. Isto deve-se ás propriedades complexas do óleo do alecrim que ajudam a eliminar as bactérias e fungos do cabelo, mas também a reduzir a oleosidade, aumentar a circulação sanguínea, combater a oxidação, etc.
Tratar a queda de cabelo
Deste modo podemos dizer que o alecrim é bom tanto para regenerar, travar a queda e estimular o crescimento do cabelo. É de facto uma erva muito completa com benefícios muito localizados.

Outra das principais causas da calvice reside no excesso de sebo presente no couro cabeludo assim como na presença do DHT (hormona responsável pela queda de cabelo nos homens). É certo que o alecrim também tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos laboratoriais provaram que também pode diminuir a ação hormonal da Dihidrotestosterona (DHT).


O Alecrim é a melhor planta para a queda de cabelo?

Depois de alguns anos de experiências com diversas plantas, nunca vimos algo tão potente para reverter a queda de cabelo como o Alecrim. Nos nossos estudos existem ainda assim 2 plantas muito potentes que se aproximam do Alecrim em eficácia e que até podem funcionar melhor para um certo tipo de cabelo. Veja:

Óleo de Rícino para a queda de cabelo

Porem continuamos sempre à procura de novas soluções para ajudar as pessoas a tratar este problema. Sabemos que nem todos os organismos reagem igual, então o tratamento para "A" pode não funcionar para "B", embora o Alecrim tenha uma eficácia a cima da média.


Que método usar?

Faça uma infusão com folhas de alecrim bem forte, isto é, encha cerca de 20 a 30% do recipiente que for usar com as folhas e deixe repousar cerca de 15 minutos. As folhas tanto podem ser secas como ainda verdes. Caso use as folhas ainda verdes, deixe-as na infusão até que a sua cor fique amarelada/desidratada (para que as propriedades sejam extraídas). Note que devem estar bem limpas uma vez acarretam consigo diversas impurezas.
Óleo essencial de alecrim para a queda de cabelo
Para melhores efeitos poderá comprar óleo essencial de alecrim, onde as suas propriedades se encontram de uma forma muito mais concentrada. No uso deste tipo de óleos deverá ser necessário a sua diluição em água  dependendo da concentração utilizada pelo fabricante (que deverá ser apresentada no produto).


Aplicação do chá de Alecrim ou óleo essencial

Para que surjam efeitos, deve inicialmente lavar o cabelo com o seu champô (para desentupir e abrir os poros) e no final, depois de seco aplicar o chá ou o óleo essencial (já diluído) num mini borrifador (por exemplo) por todo o couro cabeludo. De seguida, massaje toda a sua base capilar em forma de movimentos circulares, até que a absorção esteja completa.

chá de alecrim para a queda de cabelo

No fim de 2 a 3 semanas poderá começar a notar uma diminuição da queda e um cabelo mais vasto. Prolongue o tratamento por 6 meses para notar uma visível diferença.

128 comentários:

  1. Eu faço chá de alecrim para o cabelo crescer mais rápido. Não sofro de queda de cabelo, mas é verdade que o cabelo fica mais forte e bonito.

    ResponderExcluir
  2. Por quantos dias eu posso utilizar o cha pronto? Ou devo fazer o cha todos os dias para aplicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro, se utilizar o método chá de alecrim convém deixa-lo na geladeira/frigorífico (aguenta aproximadamente 1 semana, mas mantenha num recipiente fechado) para não sofrer oxidação tão rapidamente. Fora da geladeira/frigorífico não aconselho mais do que 1-2 dias (dependendo da temperatura ambiente). Outra dica para evitar a oxidação é coar o chá o máximo que puder (especialmente se o chá for feito com o alecrim já seco). Sugiro até que coe com um tecido.

      Um bom truque é usar o chá bem frio, porque vai ajudar a micro-circulação no couro cabeludo e a combater a segregação excessiva de sebo (que prejudica a raiz do cabelo).
      Recomendo que leia o artigo: http://www.saudefit.com/2014/03/como-fazer-o-cabelo-crescer-parte-1.html uma vez que as técnicas que apresentamos irão ajudar a complementar este tratamento.

      Outra opção é extrair o alecrim num alambique e aí sim, fecha a solução numa garrafa de vidro (guarda num local fresco) e não terá mais que se preocupar com a validade. Ou poderá também comprar óleo essencial de alecrim.
      http://www.saudefit.com/2014/01/beneficios-dos-oleos-essenciais.html

      Mas o chá é uma boa opção.
      Não desista do tratamento, o ciclo do cabelo é longo e demora tempo a nascer e a crescer.
      A partir da segunda semana (com uma aplicação diária) poderá notar o cabelo mais resistente e a ficar mais grosso.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Gostaria por favor q me informassem se ao beber cha de alecrim surte mesmos efeitos que ao aplicar no couro cabeludo. Aguardo resposta. Atenciosamente.

      Excluir
    3. Humm... beber chá de alecrim faz muito bem à componente neuronal e ajuda a aliviar sintomas depressivos. Por vezes a depressão e estados psicológicos atípicos fazem o cabelo cair, portanto podemos dizer que beber chá de alecrim pode ajudar indiretamente (ainda que pouco).

      Por outro lado o chá quando aplicado diretamente no couro atua de uma forma totalmente diferente, direta e eficaz. A aplicação externa é de enorme potência.

      Excluir
  3. Das ervas para a queda de cabelo que já experimentei o alecrim é o que faz mais efeito. O chá de alecrim reverte a calvície se for aplicado todos os dias. Eu tinha uma parte da cabeça quase sem cabelo e recuperei-o em 5 meses, mas reduzir o stress também ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então sua calvicie não é genética. Esse chá serve para calvície cujo agente é o DHT? Vc passava na cabeça ou tomava? Grato..

      Excluir
    2. Nos fórum e sites ! Tem uns comentários sobre o produto (natural), o "Saw Palmetto", c/ concentrado e purificado 85-95%. No rotulo (atrás), tem que ter: "Standardized to contain between 85-95%", que é especifico pra calvície (DHT).

      Ex: http://www.iherb.com/Now-Foods-Saw-Palmetto-Extract-160-mg-240-Softgels/801

      Excluir
  4. Bom dia, a uns dias atrás notei um buraco sem cabelo em minha cabeça, e meu cabelo está caindo muito,não uso química, e mesmo assim hoje tenho um terco do cabelo que eu tinha, estou muito preocupada, vou começar a usar este chá de alecrim, espero que me ajude

    ResponderExcluir
  5. Vou experimentar... a minha cabeleireira também disse que o óleo de alecrim faz nascer o cabelo e reforça a raiz.

    ResponderExcluir
  6. GENTE TO COM QUEDA EXCESSIVA HÁ 3 ANOS MEUS CABELOS ERMA LINDOS, NA CINTURA, EU MESMA SEMPRE FIZ QESTAO DE CUIDAR E CASA COM MELHORES PRODUTOS E SEM QUIMICA ALGUMA POR MEDO DE CORTE QUIMICO ESSAS COISAS E AGORA ELES ESTAO FRACOS SEM VITALIDADE, CAINDO HORRORES, TO DESESPERADA PQ NADA MAIS FAZ COM QUE MEUS CABELOS FIQUEM BONITOS ,JA FIZ DE TUDO GINECOLOGISTA PARA VER DOSAGEM HORMONAL, PAREI COM O ANTICONCEPCIONAL POR UM TEMPO PARA VER SE TINHA ALGUMA INTERAÇÃO, FUI NO REUMATOLOGISTA, DERMATOLOGISTAS, HEMATOLOGISTA,NUTRICIONISTA , ENFIM..GASTEI HORRORES COM EXAMES PARTICULARES E JA TOMEI DE TUDO QUANTO É DE POLIVITAMINICO,TONICOS ELABORADOS POR TRICOLOGISTAS ENFIM...TO NO APICE DO DESESPERO ME AJUDEM NAO SEI MAIS O QUE FAZER...A PARTIR DE H VOU COMEÇAR A COLOCAR O CHÁ DO ALECRIM NO COURO CABELUDO QUE DEUS ABENÇOE QUE DÊ CERTO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo testes com shampoo da linha feline que consiste em alecrim,própolis e jaborandi,mas também óleo de côco bloqueia a queda e o dht mas tudo é 98%,existe também o Óleo md7,pesquisem,pois eu também estou nessa luta contra a queda de cabelos e calvície

      Excluir
  7. "anónimo", o chá de alecrim vai ajudar muito a reforçar o cabelo. Geralmente em cerca de 2 semanas já vemos efeitos... os fios tornam-se mais grossos, mas o processo completo é longo.
    Você tem que ter em conta que há algo de errado no seu organismo para provocar esse problema. Os homens por norma sofrem de queda de cabelo pelo excesso de DHT, mas nas mulheres é comum haver factores mais diversificados. Então eu vou passar algumas dicas que a vão ajudar a obter o cabelo que deseja.

    1) Aplicar o chá de alecrim na raiz do cabelo como descrito no artigo;
    2) Não deixe o seu cabelo ficar oleoso. Para combater a oleosidade:
    -Elimine as gorduras saturadas da sua alimentação, assim como o excesso de sal e açúcar.
    -Consuma alimentos ricos em ferro e em vitamina C.
    -Use um shampoo suave como por exemplo um shampoo neutro, ou um shampoo de bebe.
    -Seque bem a raiz do cabelo com uma toalha e nunca com o secador.
    4) Elimine o stress da sua rotina:
    - Praticando exercícios aeróbicos que ajudam na oxigenação celular.
    - Apanhe pelo menos 20 minutos de Sol por dia.
    5) Desintoxique o seu corpo:
    - Inclua verduras na sua alimentação.
    - Beba água regularmente.
    - Sucos Detox para o cabelo também são uma boa opção.

    Temos a certeza que irá voltar a ter o cabelo a 100%.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  8. Já tenho entradas no meu cabelo desde os 20 anos e cada vez ficou mais fraco, mas as vossas dicas tem-me ajudado muito e posso dizer que o meu cabelo está bem mais grosso em apenas uma semana e meia.
    Vou continuar para ver se recupero grande parte do cabelo que perdi. Sei que o caminho é longo e não sei se é possivel recuperar uma área perdida à tanto tempo, mas estou motivado pelos resultados tão bons do chá de alecrim no meu cabelo.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Vou experimentar esse também,já que faço o uso do jaborandi. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  10. Hoje faz 4 dias que estou usando o tônico de alecrim. Não vejo a hora de começar a notar a diferença. \o/

    ResponderExcluir
  11. Eu já usei o chá de alecrim no cabelo e só com cerca de 2 semanas de uso é que comecei a notar a diferença. Mas se o seu problema não estiver relacionado com o DHT ou com sebo ou circulação sanguínea, (se for desnutrição, falta de vitaminas, minerais e proteínas essenciais) então não espere milagres. O alecrim ajuda a combater a principal causa de queda de cabelo que é o DHT e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir o sebo, é rico em antioxidantes e esta no top 5 (antioxidante) da tabela ORAC ultrapassando o açai, chá verde, mirtilho, goji, etc.

    Antes de usar este tratamento vocês devem ter uma alimentação saudável, porque se não consomem aquilo que é necessário para fabricar o cabelo, não podem esperar que seja apenas um tónico a resolver o assunto.

    ResponderExcluir
  12. Amanhã estarei fazendo 1 mês que uso o chá de alecrim nos cabelos e azeite dele também. Espero que o tempo passe rápido para ver os efeitos visíveis.

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Obrigada pela partilha,
    Estou a desesperar porque estou com queda de cabelo e ñ sei oq fazer,
    Ja experimentei champoo e condicionador de aloe vera, ja tomei aloe vera juice e ñ vejo resultados.
    Estou a tomar vitaminas,
    Espero que seja a minha salvação,
    Desculpe a minha ignorancia,
    qual é a quantidade de agua e folhas que devo utilizar?
    voce diz que demos aplicar o cha com borrifador apos de lavar e estar seco o cabelo, quantas vezes por semana devo aplica?
    ajuda-me

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o problema da sua queda for desnutrição, um suplemento multivitamínico tomado durante as refeições pode resolver o problema, mas geralmente a queda de cabelo nunca está associada a esse factor. O DHT e o desequilíbrio hormonal são os principais factores.
      Os benefícios do Alecrim para o cabelo são diversos. Ele engrossa o fio, para a queda, reforça a raiz, devolve o brilho natural e ainda pode reverter a calvície. Os métodos mais eficazes, como já disse-mos em cima são através da aplicação do chá, ou melhor ainda, do seu óleo essencial. O chá se for bem forte, tem muito bom efeito, mas procure por alecrim orgânico e evite o alecrim de supermercado que é desenvolvido por adubação e desnutrido.

      Você não precisa medir uma quantidade de água e folhas ao certo. Pode fazer a olho até o chá atingir uma tonalidade e aroma forte.
      A aplicação deve ser feita diariamente (2 vezes por dia para garantir um bom efeito), mas tudo depende da pessoa e do estado do problema. Boa sorte ;)

      Excluir
  14. Estou usando tintura de alecrim, que eu mesmo preparei. Dilui em água e borrifo direto nos cabelos. Já notei fortalecimento dos fios (há duas semanas que uso).

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa tarde!
    Comecei hoje o tratamento com o chá e estou confiante, gostaria de saber se é necessário lavar os cabelos no dia seguinte ao uso do chá?
    Ahh, também vou usar o óleo uma vez que nem sempre estou em casa para aplicar o chá!
    Obrigado pelas dicas, Deus abençoe e que meu cabelo fique belo logo, sem queda!
    As outras medidas já tomei estou usando Pantogar 3x ao dia e me alimentado bem além de alguns exercícios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      O cabelo não é necessário ser lavado no dia seguinte ao uso do chá, porém se ele apresentar oleosidade deve ser lavado para melhorar e acelerar o processo de regeneração capilar. Tente não usar champôs muito fortes, use champô de bebe ou de ph neutro. Uma dica para melhorar a circulação sanguínea e fortalecer a raiz é lavar o cabelo com água fria, secando-o a raiz muito bem com uma toalha e evitando o uso de secadores de cabelo.

      O óleo essencial de alecrim é ainda mais poderoso que o chá, mas certifique-se que é mesmo óleo essencial e não hidrossol / água floral.
      A alimentação tem muita influência na qualidade do cabelo. Enquanto que o homem sofre pela hormona DHT, nas mulheres a queda de cabelo geralmente indica a falta de certos minerais, como zinco, cálcio, magnésio. Uma forma simples de melhorar as exigências nutricionais do nosso organismo é consumir uma dieta alcalina baseada em verduras e frutas que aumentam o pH do nosso sangue e ajudam o corpo a filtrar melhor as toxinas e a repor uma mineralização correta.
      Veja: http://www.saudefit.com/2014/08/dieta-alcalina-beneficios.html

      O alecrim alem de ser rico em minerais, ainda contem substancias bioativas que penetram a pele e atuam no cabelo, nutrindo a raíz e bloqueando também o DHT.

      Excluir
    2. Olá, gostaria de agradecer pela dica. Realmente funciona, meu cabelo parou de cair (graças a Deus) tomei os devidos cuidados, levei a sério, e, finalmente cessou a queda. Continuo a usar o chá em dias alternados, sempre que lavo os cabelos, nos dias de hidratar uso babosa, enfim, além do alecrim comprei shampoo específico e aprendi a lavar corretamente, cuidar corretamente, além disso, muito oração, que sem dúvida faz milagres, já tem inúmeros fios nascendo. Continuo a cuidar para que eles cresçam fortes e saudáveis!

      Excluir
  16. Olá!
    A algum tempo noto uma queda progressiva no cabelo, já procurei vários especialistas e nada. A cada dia meu cabelo está mais fraco, vou tentar esse metódo para vê se dar certo.
    Choro demais por causa disso estou desesperada.
    Obs: Posso colocar um pouco do chá no meu creme de pentear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O alecrim é muito bom para controlar a queda do cabelo e desintoxicar a raiz. Porém se o cabelo sofre de queda excessiva e encontra-se muito fraco aconselho também a ler o artigo

      http://www.saudefit.com/2014/03/como-fazer-o-cabelo-crescer-parte-1.html

      Não adicione chá de alecrim ao creme de pentear porque o chá tem um tempo de vida muito curto, ou seja, oxida muito rápido.
      Para isso use o óleo essencial de alecrim. Certifique-se que o seu corpo recebe uma mineralização razoável, consumindo algumas frutas e vegetais.
      Boa sorte!

      Excluir
  17. Olá, pessoal!

    Bem bacana o artigo, vou começar a testa-lo!

    Li em alguns sites que o Alecrim ainda combate cabelos brancos, é verdade?

    Outra questão que eu tenho é se o tratamento é vitalício? Tem que passar por quanto tempo quiser te cabelo?
    Alguém conhece relatos de uma situação de cabelo ralo voltar a ter algum volume com o uso diário e disciplinado de Alecrim?

    Valeu, pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalke88,

      Tanto o alecrim como a salva/salvia (Salvia officinalis) são plantas fáceis de encontrar e indicadas para combater os cabelos acinzentados. Os cabelos brancos podem indicar stress oxidativo que se complica com a idade ou pela falta de nutrientes essenciais ao cabelo (como o zinco, vitamina A e Complexo B).
      Recomendamos também a suplementação de omega 3 / óleo de peixe (óleo de salmão).

      O tratamento não é vitalício porém poderá diminuir a frequência da aplicação com o tempo. Os tratamentos vitalícios normalmente envolvem mudanças hormonais e podem acarretar danos severos à saúde a longo prazo.
      Após 2 a 3 semanas o cabelo começa a engrossar e aparecem novos folículos. 6 a 8 meses é o tempo indicado para fazer um tratamento completo, após essa data poderá diminuir a frequência (apenas para manutenção).

      Existem relatos de pessoas parcialmente carecas por mais de 15 anos que voltaram a ganhar folículos nessas áreas com o uso do óleo essencial de alecrim.
      O chá de alecrim também contem óleo essencial, porem numa quantidade muito menor, mas também menos invasiva (a concentração do óleo essencial pode ser irritativa para a pele consoante a pessoa).

      Excluir
    2. Saude Fit,

      Muito obrigado!

      Estava procurando algo que não tivesse efeitos colaterais graves.A irritação dá pra levar, se ocorrer. Vou diminuindo a concentração, se for o caso.

      Muito obrigado pela atenção, você foi atencioso!

      Forte abraço!

      Excluir
    3. Olá Shalke88,

      Muito obrigado pelo comentário.

      A irritação da pele não ocorre em todas as pessoas, mas tudo depende da quantidade de óleo essencial usada, frequência e sensibilidade do organismo. A exposição ao sol também influencia, pois certos óleos aumentam a sensibilidade da pele aos raios ultra violeta.

      Nos óleos essenciais para evitarmos a irritação cutânea diluímos o óleo num "portador" que pode ser azeite de oliva, creme facial, óleo de abacate, óleo de jojoba, álcool (não use diluição em álcool no cabelo!), etc... Porém os cabelos não costumam sofrer tanta irritação como a pele. Alem disso, o uso de alguns "portadores" iria exigir uma lavagem do cabelo após a absorção, enquanto que se aplicar o óleo essencial diretamente, ele irá penetrar a barreira cutânea instantaneamente não deixando o cabelo oleoso (mais prático).

      Os óleos essenciais não se diluem em água, mas para aplicar no cabelo poderá junta-lo num borrifador com um pouco de água apenas para o espalhar melhor por todo o couro cabeludo (no caso de irritação).

      Boa sorte! ;)

      Excluir
    4. Saúde Fit,

      Li uma coisa sobre o Alecrim e gostaria de saber sua opinião.

      Vi num site que alguns efeitos colaterais são convulsões e alteração da pressão arterial.
      No caso o óleo para o cabelo, que não é ingerido, há esses efeitos?

      Excluir
    5. Shalke88,

      geralmente a aplicação de óleos essenciais varia entre 2 a 6 gotas diárias e não acarretam grandes efeitos secundários.
      Os efeitos secundários mais comuns são mesmo a irritação cutânea e irritação do esófago ou dor de estômago quando ingeridos oralmente (nem sempre).
      Os óleos essenciais são compostos bioativos que atuam no corpo de uma forma inteligente, eles ajudam a remover as toxinas e a desintoxicar o corpo, movendo o sistema linfático. Portanto a aplicação de óleos essenciais externamente (de um modo controlado) só traz benefícios. Mas é claro que tudo em excesso se torna tóxico, embora existam especialistas em aromaterapia que afirmam que o excesso de óleo essencial é automaticamente removido pelo corpo.

      No caso das convulsões / pressão arterial, são sintomas que estão mais relacionados ao consumo interno da planta.
      Pense que o alecrim é uma especiaria e todas as especiarias são muito mais ricas em minerais do que vegetais e frutas. O alto teor de potássio, cálcio e magnésio do alecrim são suficientes para baixar a pressão arterial a pique e causar convulsões (quando ingerido em altas quantidades ou dependendo se a pessoa apresenta factores de risco).

      O óleo essencial não é rico em minerais mas sim substâncias como cineole, pineno, canfeno, etc...
      Não se preocupe ;)

      Excluir
  18. bacana o trabalho de voces. vou comecar fazer o uso do alegrim cha . valeu

    ResponderExcluir
  19. o que alegrim organico. vleu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Alecrim orgânico é alecrim desenvolvido em agricultura biológica (evitando químicos e hormonios de crescimento da planta).
      O fator biologico tem uma grande influência no produto final. Já experimentamos chá de alecrim de supermercado no cabelo e não teve grande efeito, ao contrário do alecrim criado no jardim de casa (sem adubos químicos).

      Os óleos essenciais tambem podem ser organicos ou inorganicos.
      Aconselho a lerem o seguinte artigo da Saude.CO sobre "O que são Óleos Essenciais Orgânicos"

      http://www.saude.co/2015/03/o-que-sao-oleos-essenciais-organicos-biologicos.html

      Uma boa explicação ;)

      Excluir
  20. como faço o oleo e posso usar os 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      para fazer óleo essencial de Alecrim é necessário grandes quantidades de matéria prima (neste caso o Alecrim), assim como material de destilação (um alambique por exemplo). Todo o processo de destilação envolve conhecimento, paciência e gasto de energia. Apenas para quem produz grandes quantidades de óleo essencial compensa adquirir este tipo de material.

      Sim pode usar os 2, não há problema algum.
      Para quem não quiser gastar dinheiro recomendo a aplicação em chá /infusão de alecrim. Para quem quiser uma solução com mais durabilidade, aplicação mais prática e poder gastar algum dinheiro recomendo o óleo essencial, ou seja, mais durabilidade porque o óleo essencial no frasco tem um bom prazo de validade enquanto que o chá apenas tem alguns dias (guardado num recipiente fechado na geladeira / frigorífico). É mais prático porque não tem o trabalho de ferver água e esperar que a infusão esteja pronta, basta aplicar diretamente ou junto com água num borrifador (de preferência de vidro) para espalhar bem por toda a base capilar.

      Ambos têm um bom efeito ;)

      Excluir
  21. ola, boa tarde, adorei a dica parabens pelo trabalho, Ja estou usando ha mais de uma semana o cha , ja tou vendo o resultado, recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      muito obrigado pelo comentário, é bom saber do feedback das pessoas relativamente a esta planta magnífica.
      De facto continuamos a testar outras infusões de outras plantas e ainda não encontramos nenhuma com melhor efeito para a queda de cabelo :)

      Excluir
  22. ja estou usando o cha de alecrim tem mais ou menos 1 semana e meia realmente os meus cabelos estao caindo bem menos sera que a gora podera nascer mais cabelos. valeu muito obrigado pela o tratamento saude fit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! :)

      Primeiro o cabelo começa a engrossar até que a queda reduz significativamente. Após isso, começam a nascer novos cabelos. Contudo é um processo mais lento porque o ciclo de crescimento folicular pode levar até 6 meses. Mas por experiência entre a 3ª e a 4ª semana de uso já é possível ver novos folículos minúsculos a nascer. A função do Alecrim é retirar os folículos do estado de dormência removendo o DHT que impede a sua oxigenação e nutrição.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. boa noite é pra colocar de alecrim e deixa no cabelo ou tirar

      Excluir
    3. Olá Suelen,

      Como quiser, é possível fazer das duas formas. Não tem problema algum deixar o chá de alecrim no cabelo.
      Se quiser passar por água, primeiro certifique-se que a raiz já está seca (após a aplicação do chá e massagem capilar). De seguida espere cerca de 10 minutos para a substância atingir maior profundidade. Depois aconselho a passar o cabelo por água fria, para ativar a micro circulação sanguínea capilar.

      Excluir
    4. você usa quantas vezes na semana?

      Excluir
  23. saude fit você eé um estudioso das ervas entao você é um tricologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudo um pouco de toda a medicina, mas procuro sempre resolver os problemas com métodos naturais, tudo o que não acarrete efeitos secundários. Acredito que a natureza tem uma solução para cada problema de saúde. É apenas uma questão de entende-la e saber procurar :)

      Excluir
  24. saude fit por favor ve se estou fazendo correto eu uso o alecrim la horta da minha sogra ela me muito de uma vez entao eu faço o cha para usar mais ou menos 5 a 6 dias , ai o restante deixo os galhos do alecrim dentro da geladeira mesmo na geladeira os galhos começa a secar um pouco o que estou fazendo esta certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve fazer o chá e guarda-lo também na geladeira para não oxidar tão rápido. Geralmente aconselha-se fazer o chá para até 4 dias mas até 6 também aguenta... Quanto ao alecrim secar é normal porque ele desidrata. A desidratação pode prejudicar as propriedades do alecrim.
      Bom é arranjar o Alecrim diretamente do jardim ou horta antes de fazer o chá, mas como isso não é possível eu aconselho a por o alecrim numa bacia com água (se der para por dentro da geladeira melhor).

      Experimente ;)

      Excluir
  25. saude fit o alecrim comprado no mercado central onde vende produtos naturais eles tambem sao eficaz ,vendem no saquinho o alecrim ja seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alecrim é bom mesmo,tenho uma amiga que vende o tônico de alecrim e todos que usam estão muitos contentes

      Excluir
    2. Amigo! tem como vc "enviar" o e-mail dessa sua amiga, que vende esse "tônico" ? Obrigado ! (erasmojr.brazil@gmail.com)

      Excluir
  26. Por experiência posso dizer que não obtive grandes resultados com o alecrim seco de supermercado.
    É difícil saber se esse alecrim é de origem biológica...

    ResponderExcluir
  27. Olá aqui e ser colocarmos o alecrim pra secar como que feito o processo .e se terá o mesmo efeito . Há posso por para ferver o as folha ou posso colocar os galhos juntos pra ter mais eficácia e qual a quantidade se for os galhos ou só as folhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      O alecrim seco também têm eficácia desde que seja orgânico, apesar de ter obtido melhores efeitos com a planta fresca. Nunca seque a planta ao sol nem num recipiente fechado para evitar que a mesma não perca todo o seu óleo essencial nem ganhe fungos.

      Você pode ferver a folha junto com os galhos, não tem qualquer problema, embora os galhos não tenham grande efeito.
      A quantidade é: quanto mais forte for o chá melhor efeito terá. Deve fazer a olho até atingir uma tonalidade amarela/esverdeada e um aroma bem forte ;)

      Excluir
  28. Bom dia , parabéns pelo trabalho,ótima página.
    Aquiri o óleo essencial de alecrim e gostaria de saber mais ou menos como faria essa diluição do produto.
    Por exemplo, para cada 10 ml de água estou pensando em 2 gotas de óleo essencial, já que é muito mais concentrado que o chá.
    Gostaria de sua opinião.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo comentário,

      como já referi em cima os óleos essenciais não se diluem em água. Porem usamos a água e um borrifador para espalhar melhor o óleo e evitar gastar tanto.
      2 gotas para 10ml de água parece-me óptimo :) (era o que eu recomendaria)

      Boa sorte!

      Excluir
  29. onde encontro o oleo sem ter que comprar pela internete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu encontrei em farmácia de manipulação.

      Excluir
    2. Em casas de aromaterapia, produtos dietéticos ou talvez parafarmácias. Alguns Spas também vendem estes produtos. O mais fácil é mesmo pela Internet.
      Algumas casas de decoração também vendem óleos essenciais, porem evite comprar nesses sítios, porque quase sempre são óleos inorgânicos, não puros e muitas vezes contêm substâncias tóxicas. São apenas destinados para modificar o aroma da casa e não para fins terapêuticos...

      Excluir
  30. Adiciono o equivalente a 5 colheres de sopa de alecrim, quina e bardana em meio litro de aguardente. Agito vigorosamente durante 15 dias cerca de 10 minutos por dia, estou a ter resultados espectaculares, mas penso que o mais importante é o alecrim. aplico todos os dias uma vez por dia com a ajuda de algodão. O que acha desta formula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      antes de mais muito obrigado por partilhar a sua experiência.
      As ervas que você usa são indicadas para tratar a queda de cabelo, sendo o alecrim a que maior eficácia apresenta.
      Uma boa planta para adicionar à sua fórmula seria a urtiga...
      Quanto ao uso de álcool tem a vantagem de ajudar a extrair o óleo essencial das folhas assim como a conservar a solução que pode durar anos. O seu inconveniente é que não é saudável para o couro cabeludo / raiz e é um promotor da queda, sendo uma das razões porque as marcas de geis e ceras de cabelo o removeram da sua composição.

      Contudo os benefícios do alecrim conseguem ser superiores aos malefícios do álcool desde que a pessoa não seja sensível ao mesmo. Como você usa aguardente não deverá ter problema porque a percentagem de álcool rondará os 40.
      O uso de um spary é mais prático do que o algodão, mas com o algodão você vai beneficiar pela absorção de impurezas permitindo uma melhor limpeza da base capilar.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ola JUIZ. Sua calvície é genética?

      Excluir
  31. Parabéns pelo artigo! Iniciativas assim tornam o mundo melhor!

    Gostaria de perguntar se pode ser interessante alternar o uso do alecrin com o limão, pois vi que existe outro artigo falando sobre o limão para o tratamento da queda de cabelo, seu título é "Limão e Cabelo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio,
      Sim, neste caso use o sumo de limão apenas por 5 minutos no cabelo para absorver a gordura e limpar o couro cabeludo, e de seguida passe o cabelo por água fria. Depois adicione o chá ou óleo essencial de alecrim.

      Este processo ajuda a aumentar a absorção do alecrim no cabelo.

      Excluir
    2. Olá! Obrigado pela atenção de responder! Qual seria a melhor forma de adicionar o óleo essencial de alecrin, gotejando no couro cabeludo e espalhando?

      Excluir
    3. Olá de novo Márcio,

      Se você tem queda generalizada eu usaria um borrifador, misturando água (tal como o da imagem do artigo).
      Se apenas tiver queda localizada dê preferência ao método que anunciou, massajando em forma circular até o óleo ser absorvido.
      Espero que funcione...

      Boa sorte!

      Excluir
    4. Eu estou usando o borrifador, misturado c/ água, e fiz a massagem. Mas! depois, quando "tempo", eu posso lavar a cabeça novamente ?

      Excluir
    5. Olá Erasmo,

      Você aplica o óleo de alecrim e massaja bem em movimentos circulares com a ponta dos dedos para que a solução penetre no couro cabeludo com eficácia. A partir do momento que o cabelo fica seco você poderá lavar a cabeça novamente. Porem eu recomendo sempre deitar o óleo essencial de alecrim depois do banho e não antes. O óleo essencial de alecrim não suja o cabelo e até dá um aroma agradável mantendo-o limpo e livre de fungos, alem de que é um produto natural.
      Aplique 2 vezes ao dia (de manhã e à noite antes de deitar). Ou 3 vezes se possível (para casos mais graves).

      Dica - Você deve sentir o aroma forte no cabelo. Se isso não acontecer é porque você diluiu demais (usou muita água para as gotas de óleo).

      Excluir
  32. Ola adorei as dicas comecei a usar o chá ontem e estou tomando imecap haer por qu uso quimica e meu cabelo esta com queda.Use o cha bem forte como tonico na raiz devo enchaguar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúde fit, você poderia falar mais sobre uso de química (tintura sem amonia) a queda de cabelo e o uso do chá de alecrim?

      Excluir
    2. Sim claro! não tinha reparado na questão em cima...

      O imecap para o cabelo é composto por (piroxidina/B12, biotina/B7, cromo/crómio, selênio e zinco). O que posso dizer é que o imecap hair apenas pode resultar para pessoas com deficiências nutricionais, pessoas que se alimentam mal (ingerem poucos nutrientes ou muitas toxinas). Todos os nutrientes do imecap hair são substâncias que se esgotam quando uma pessoa sofre de stress constante, especialmente o zinco, importante no metabolismo de mais de 300 enzimas no organismo. O cromo/crómio por exemplo é esgotado quando se ingere muito açúcar diariamente.... Então se uma pessoa está vivendo em stress constante, se alimentando mal e ingerindo muito açúcar, álcool e poucas verduras e frutos, é normal que ocorram deficiências nutricionais destes minerais e vitaminas (mesmo que uma pessoa ingira as doses diarias recomendadas), mas também de muitos outros nutrientes que são importantes (os do imecap são dos mais importantes para o cabelo)... O imecap nestas situações pode ajudar a repor os nutrientes perdidos e é eficaz no combate da queda, mas não é um produto completo.

      O melhor é reduzir o stress do organismo (stress emocional e físico), onde devemos controlar o consumo de açúcar, alimentos processados, e gorduras fritas e assadas.
      A grama de trigo por exemplo oferece muitas mais vantagens do que o imecap. Veja:

      http://www.saudefit.com/2014/04/grama-de-trigo-cura-para-tudo.html

      É rica em praticamente todos os nutrientes necessários ao organismo (não só ao cabelo), e alcaliniza o corpo reduzindo as calcificações dos tecidos capilares que bloqueiam a circulação e a nutrição dos folículos. A alecrim também desbloqueia a circulação, porem externamente...
      O ómega 3 é também muito importante para o cabelo, porque ao contrário dos nutrientes do imecap, ele não é consumido tão regularmente na nossa alimentação no dia a dia. A piroxidina/B12, biotina/B7, cromo/crómio e zinco são ingeridos facilmente numa refeição composta por carne. O selênio é um pouco mais raro mas também pode ser encontrado no macarrão por exemplo ou em grandes quantidades na castanha do Brasil/Pará. Na verdade, é um mineral que não deve ser tomado em suplemento por ser demasiado tóxico e bioindisponível na forma de selenite de sódio.

      Quanto ás tinturas sem amónia.... obviamente o amoníaco/amonia é uma neurotoxina e não deve estar presente em nenhum produto de aplicação no corpo. As tinturas também são eficazes na queda de cabelo, como a tintura de alecrim que conserva propriedades que estão no chá de alecrim. O único problema é o álcool presente na tintura que não é muito saudável para o cabelo. Contudo entre aplicar a tintura de alecrim ou não, é preferível aplicar!
      A vantagem da tintura de alecrim em relação ao chá de alecrim é a sua durabilidade. A sua validade é longa, enquanto que o chá de alecrim dura pouco tempo, oxidando.

      "Uso o chá de alecrim bem forte como tónico na raiz e enxaguo?"

      Você deve aplicar o chá de alecrim na raiz, fazer uma massagem capilar até absorver o chá (apenas no couro cabeludo). Pode deixar o cabelo assim. Se quiser passar por água ou lavar recomendo que espere algum tempo depois de ter a raiz seca (10 min) e lave o cabelo com shampoo e água fria o mais rápido possível.

      Excluir
  33. Estou em dúvida em relação a aplicação!

    Lavamos o cabelo como de costume e quando ele tiver completamente seco aplicamos o chá na raiz, é isso? Após esse processo não precisa lavar novamente? Não fica um cheiro forte no cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O chá de alecrim pode deixar um cheiro forte no cabelo dependendo da concentração e do tempo aquando foi feito. Se o chá for novo, não necessita de enxaguar o cabelo.

      Excluir
  34. Ola meu cabelo esta caindo muito tem até umas falhas. Vou aplicar esse método. Dúvidas:quantas veses posso usar o oleo de alecrim.Com ele posso usar outros métodos tambem?estou passando o benpantol solucao no coro cabeludo fas mal usar os dois.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O chá de alecrim pode ser usado em conjunto com qualquer tipo de tratamento de cabelo. Já o óleo essencial de alecrim pode ser mais reativo com certos químicos. Contudo não tem problema usa-lo com o benpantol,

      Excluir
  35. Amigos!
    Onde eu posso comprar (Loja, ...) esse xampu de ALECRIM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei nessa loja http://www.mundodosoleos.com, chegou direitinho.

      Excluir
    2. Eu vi esse tb, mas não é o "óleo do alecrim" !! -->> http://www.lojaslivia.com.br/produto/Shampoo-Biokosma-250-ml-Alecrim-63331

      Excluir
    3. Eu comprei esse: http://www.mundodosoleos.com/oleo-essencial-de-alecrim , fiquei satisfeito.

      Excluir
  36. Caro estudioso SAUDE FIT, poderia misturar o chá de alecrim em um shampoo sem sal? qual seria a proporção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      não aconselho a misturar chá em shampoo. O chá é uma solução muito diluída para a fórmula dos shampoos e contem matéria orgânica que tende a oxidar. Mas se mesmo assim quiser experimentar, use cerca de 10ml para 100ml de shampoo.

      O melhor seria misturar um concentrado / extrato de alecrim em álcool no shampoo (que deve ser suave e neutro).
      Porem é melhor fazer uma aplicação do chá ou óleo essencial de alecrim após a lavagem do cabelo, uma vez que os shampoos não devem atuar por muito tempo no couro cabeludo.

      Boa sorte!

      Excluir
  37. Sr. "SAUDE FIT"!!. Gostaria de saber , sobre o produto natural, o "Saw Palmetto", c/ concentrado e purificado 85-95% (do rotulo, c/: "Standardized to contain between 85-95%"), tb é usado pra calvície ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o saw palmetto (serenoa repens) é um suplemento eficaz para reduzir o DHT e é uma boa alternativa em relação à finasterida, por ser natural e ter ainda outros benefícios para o corpo. Por reduzir o DHT não significa que apenas é útil para a queda de cabelo nos homens (embora seja mais eficaz), porque o saw palmetto é composto por polifenois que ativam o sistema linfático e ajuda a eliminar os resíduos acumulados no organismo.

      Os resultados não são tão rápidos como na aplicação do chá de alecrim, porem é um bom produto para complementar. O alecrim por via externa e o saw palmetto por via interna.

      Excluir
  38. Dr. Fit !
    óleo de coco reduz a 5-alfa-redutase, e também o DHT. ?
    Seguem alguns textos que encontrei na internet:
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19353546
    http://www.hairloss-research.org/LinkUp ... s2-11.html
    http://paleohacks.com/questions/27631/5 ... z2T2JFpiIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erasmo, como anda o seu cabelo?
      Pelos testes que tenho feito ao longo do último ano posso dizer que o óleo de rícino e o óleo de jojoba têm maior eficácia na queda de cabelo do que o óleo de côco. O óleo de jojoba é excelente para cabelos óleosos! Contudo as pessoas tendem a depositar muita confiança nos óleos vegetais, mas eles não fazem milagres. Eles são bons a anular toxinas, prevenir o envelhecimento celular e a hidratar os folículos. Mas vai faltar sempre aquele clique que potencia a metabolização e crescimento de novos folículos (adormecidos) que só o alecrim faz com clareza.

      Excluir
  39. Olá,
    cerca de 1 ano comecei a perceber uma queda agressiva de cabelo, eu ja tentei de tudo, inclussive fiz tratamento na tal famosa clinica slim, e nada adiantou. Acredito eu que possa ser esse tal de DHT, pesquisei, e descobri que o chá de alecrim pode bloquear o DHT.
    Espero que realmente o alecrim possa possa solucionar meu problema. Obrigado pelas dicas, é espero voltar aqui e dizer consegui vencer a calvicie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo! use o "Saw Palmetto", c/ concentrado e purificado 85-95% (do rotulo, c/: "Standardized to contain between 85-95%"), usado especialmente p/ a calvície. E o "óleo de semente de abóbora (pumpkin seed Oil)", em Cápsulas. Todos da marca americana, NOW (site do Mercado Livre, etc). O uso de vitaminas (Biotina, suplemento Fortalize da Exímia, etc), tb ajuda. E complementando, c/ o "chá de alecrim (uso externo)".

      Excluir
  40. Qual o efeito para um Norwood 4?
    Zeca

    ResponderExcluir
  41. ola amigos.. algum de voces que fazem o tratamento a mais de 90 dias ja notaram um melhora significativa?

    ResponderExcluir
  42. Saúde fit

    Óleo de Coco também ajuda nascer cabelo? Pois estou fazendo uso a quatro dias.

    A sua sugestão de fazer o Chá de Alecrim, e a folha de Urtiga ou Borifar a Pimenta Caiena.

    Posso fazer todas essas fórmulas juntas para nascer o cabelo??
    Ou devo escolher uma só??

    Lembrando contínuo com o Óleo extra virgem de coco ou devo parar de usa lo???


    Desculpa pelo texto grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmilson,

      Use o chá de Alecrim bem forte (planta verde) e prefira o óleo de rícino ao óleo de côco. É mais indicado para problemas que necessitam de regeneração. Se a sua pele e cabelos forem demasiado oleosos experimente o óleo de jojoba. Os óleos vegetais devem ser bem massajados pelo couro e aplicados durante a noite sem criar uma camada espessa.

      Excluir
  43. adorei essas dicas do alecrim pois estou com uma queda eu posso usar só duas vezes na semana? pois como faço escova e chapinha para trabalhar com o cabelo arrumado e não posso lavar o cabelo a noite entaõ só lavo o cabelo sab e dom e seg a sex não lavo como trabalho o dia todo não posso lavar a noite pois se não ataca a garganta usando o chá de alecim só no sabado e no domingo será que pára a queda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RO o seu caso é ideal para o uso de óleo essencial de alecrim em vez do chá. Assim pode aplicar todos os dias se estiver com queda muito acentuada sem ter que lavar o cabelo. Mas sim a sua ideia também dá desde que seja queda ligeira. Se poder aumente o consumo de verduras em salada (não cozinhado!) para ajudar a reforçar o seu balanço hormonal. O espinafre é ótimo!

      Excluir
  44. Ola SAUDE FIT, sabe me dizer se o tratamento com alecrim e melhor do que o tratamento com o oleo de coco ?
    qual dos 2 da mais resultados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan, de longe que o tratamento com alecrim é mais eficáz que o óleo de coco para a queda de cabelo. Agora comparando os 2 posso dizer que são totalmente diferentes na forma como atuam. O óleo de coco é mais revitalizante e o alecrim é um estimulante muito potente para acordar os folículos adormecidos.

      Os 2 produtos têm propriedades muito diferentes e podem ser usados até em conjunto, porém podemos dizer que o óleo de coco sem o alecrim não traz grandes resultados para a queda, já o alecrim por si só traz enormes benefícios e resultados (salvo raras exceções).

      Os óleos vegetais são excelentes para revitalizar e devolver relevo e brilho natural ao cabelo, mas também ajudam a travar e especialmente prevenir a queda de folículos. As melhores escolhas para a combater a calvície são sem dúvida os óleos de rícino e jojoba (superiores ao óleo de coco).

      Excluir
  45. Olá, já estou usando o chá de alecrim com as gotas de óleo essencial de alecrim há um mês e ainda não parou de cair. Meus exames estão normais. Será que ainda vai melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, faça o chá bem forte e com a planta verde (não seca) e borrife sem medo no couro massajando o couro até absorver tudo. Se você faz este procedimento todos os dias e não notou melhorias então você pode estar com uma desregulação hormonal (estrogénio) ou circulação sanguínea muito baixa.

      Recomendo que tome grama de trigo. Uma chávena de chá durante as refeições (beber aos poucos) todos os dias.
      Este hábito vai ajudar a alcalinizar o seu organismo e a restabelecer o equilíbrio ou balanço hormonal. Veja: http://www.saudefit.com/2014/04/grama-de-trigo-cura-para-tudo.html

      Boa sorte!

      Excluir
  46. Ola sera que pode so passar o chá de alecrim no couro cabeludo ou so misturando com o óleo de alecrim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus!

      Sim dá para usar separado. A combinação é para criar uma fórmula mais potente, recomendada para pessoas com queda muito acentuada.

      Excluir
  47. Ola sera que pode so passar o chá de alecrim no couro cabeludo ou so misturando com o óleo de alecrim

    ResponderExcluir
  48. Olá! Comprei o óleo de alecrim em uma farmácia de manipulação, porém não há informação sobre a concentração. "Óleo de alecrim puro, quantidade 10g" Com quanto de água devo diluir? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar 5ml de óleo essencial de alecrim para 35ml de álcool + 60ml de água.
      Em vez de água pode pôr chá de alecrim para ficar mais potente. O álcool ajuda a conservar o chá e a impedir a oxidação.

      Excluir
  49. tenho o oleo essencial de alecrim. quantas ml devo adiconar ao shampoo de 300 ml?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Snoown,
      aplique 5ml nos 300ml de shampoo.
      * Use um shampoo neutro de farmácia.

      Excluir
  50. O meu cabelo é muito oleoso e não se mantém limpo até ao final do dia. Se o chá deve ser aplicado 2 vezes por dia e é recomendado lavar o cabelo antes de aplica-lo para desobstruir os poros, devo lavar o meu cabelo 2 vezes por dia? Isso não vai estimular a produção de sebo e piorar o meu quadro de calvície?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Gomes,

      O alecrim começa a perder os seus efeitos quando há excesso de oleosidade e poros entupidos mas nós podemos contornar esses problemas.
      A lavagem de cabelo no seu caso deve ser feita com água fria e deve usar um shampoo neutro com poder de lavagem bem fraco (vendem na farmácia). Se usa cremes ou outro tipo de hidratantes faciais poderá substituí-los por óleo de jojoba. Isto irá impedir a estimulação exagerada de sebo.

      Recomendo ainda que diminua o consumo de alimentos processados e comidas ricas em gordura (quando cozinhadas).
      A ingestão de bebidas detox podem ajudar a reduzir a oleosidade do cabelo em mais de 30% dependendo dos alimentos usados. Recomendo a grama de trigo ou clorela para o seu caso, mas pode fazer com vegetais comprados. Corte e triture-os na liquidificadora juntamente com água, coando com um filtro de rede... pronto a beber! A cenoura e o espinafre são uma boa opção.

      Excluir
  51. Tenho alecrim plantado no meu quintal,sempre uso o chá para beber,agora vou usa-lo no cabelo ,mas bato no liquidificador com hortelã e uso no último enxague após lavar o cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,

      use o alecrim em chá em vez da liquidificadora.
      A água quente permite extrair os compostos voláteis que penetram na pele e ignorar as macromoléculas que não interessam.
      O alecrim ralado não vai ser eficaz porque os óleos essenciais e antioxidantes da planta não vão ser isolados. Além disso o alecrim feito na liquidificadora irá oxidar e criar fungos sobre o cabelo.

      Excluir
  52. Gente o alecrim realmente funciona, pelo menos pra mim.Perdi muito cabelo fiquei com menos de um terço do q tinha.Comecei usar um tônico caseiro de alecrim com gengibre misturado com oleo de alho q fiz usando o oleo ricino, chá de goiaba para enxaguar e minoxidil.Me ajudou demais pq estava desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de rícino é um ótimo complemento... Excelente regenerador!

      Excluir
  53. olá, não sei mas o que fazer com meu cabelo ultimamente ele anda tendo muita quebra e queda capilar,chega meu couro cabeludo doí,faço de tudo hidrato todas as semanas,faço selante etc,porém não vivo sem escovar e fazer chapinha no cabelo.Ve no youtube um oleo que continha oleo de ricio,cravo da india,oleo de coco,canela e alcrim,que dizia que er bom para o desenvolvimento do cabelo etc.Gostaria muito que alguem realmente mi ajudasse,pos meu cabelo não esta tendo um bom desenvolvimeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estefane,

      se o seu couro capilar dói não é bom sinal...
      Não abuse de produtos capilares para evitar o ressecamento e sobrestimulação da área. Cuidado com as lavagens de cabelo com água muito quente e com o uso de shampoos agressivos. Lave em água morna ou mesmo fria e use um shampoo de bebé ou netro. Não use o cravo da índia nem a canela da fórmula que descreveu. Junta-los ao alecrim torna tudo muito agressivo e irá desidratar o couro causando dor. Use o tratamento com alecrim e um pouco de óleo de rícino para evitar as agressões externas e a inflamação.
      No seu caso uma suplementação de óleo de linhaça não será má ideia.

      Boa sorte!

      Excluir
  54. estou fazendo o tratamento com o alecrim já faz um mês. estou usando a tintura de alecrim. comprei quarto saquinhos de 100 gramas cada, adicionei quase uma xícara de agua e o alcool de cereais. a partir da segunda semana notei diminuição da queda de cabelo. o meu couro cabeludo era muito seboso, tomava um banho e depois de uma hora já dava para ver o oleo vertendo do couro. realmente o meu cabelo ficava bem seboso mesmo, era um desespero ver aquilo. apartir da Terceira semana do uso da tintura percebi que o meu couro cabeludo ficava menos seboso e apartir da quarta semana ele não fica mais nada seboso, fica sequinho (não ressecado), espero que agora comece a nascer novos fios, talvez demore um pouco mais pois quase nao tenho mais cabelos. pode ser que nos mais jovens o resultado possa ser mais rápido. problema de calvicie que tenho é genetico, os meus dois avôs eram calvos. meu irmao tambem é calvo. sofri por muitos anos com oleosidade excessive, caspa, coceira, entre outras pragas no couro cabeludo. agora rezo que meus cabelos voltem a crescer e que eu recupere pelo menus uns 90 por cento do que eu tinha antes. calvície é foda e isso mexe muito com a auto estima de qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  55. Olá
    Não encontrei a informação nos comentários acima
    Quantas gotas de óleo essencial para cada qtdade de água ao diluir?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  56. ola o oleo de alecrim encntro ja pronto moro em belo horizonte acho que encontro no mercado central. o oleo é melhor do que o cha ? como passo ou aplico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. óleo é melhor que o chá e sim passe no couro cabeludo e deixe por pelo menos umas duas horas e faça massagem com os dedos , e te recomendo a tomar capsulas de óleo de sementes de abóboras vc compra pelo mercado livre , ele é um poderoso bloqueador de dht !

      Excluir
  57. hoje comecei a usar o óleo de abóbora pra tomar em capsulas e em liquido pra passar nos cabelos e tbm o óleo de alecrim espero obter resultados , ja que os dois bloqueiam o dht

    ResponderExcluir
  58. ola! estou tendo uma queda muito intensa , a pouco tempo fiz uma reeducaçao alimentar onde cortei acucares e carbo, com tudo eliminei mas de 10 kg e continuo perdendo sera que minha queda tem algo relacionado com o meu emagrecimento? tambem sou adepta do jejum intermitente . tambem poderia passar o cha uma vez por semana? pois faco escova semanalmente.

    ResponderExcluir
  59. Estou desesperada já. Meu cabelo está caindo muito. Quando tomo banho, fica aquele monte no ralo do banheiro. Fora os que caem pelo chão da casa. Posso borrifar esse chá nos cabelos e deixar? (sem necessidade de enxague?).

    ResponderExcluir
  60. OLA POSSO COLOCAR AZEITE DE OLIVA JUNTO COM ALECRIM

    ResponderExcluir
  61. OLA POSSO COLOCAR AZEITE DE OLIVA JUNTO COM ALECRIM

    ResponderExcluir
  62. Oi fiz óleo de Olivia extra virgem e ao passar vi que estava caindo
    Ai lavri correndo e caiu muito cabelo pois meus cabelos n caia agora cai muito me ajuda me falaram que foi por falta de vitamina
    Mais n entendi sendo que já usei vários tipos de receitas cazeiras
    Estou tomando vitaone e several
    Seja que isso pode me ajudar
    Pode me fala oq meu cabelo caiu
    E se melhorar quantos dais esses remédio que estou tomando vai faz efeito oq n aguento mais cai.Sem condições pra médico particular Mr ajuda😪😪😪😭

    ResponderExcluir
  63. Meu cabelo tah caindo de mais por usar alecrim e óleo de Olivia😪o que fazer pra oarar

    ResponderExcluir
  64. Meu cabelo está apresentando muitas falhas. Já fiz exame de sangue, e não deu nada alterado. Não uso química nele a mais de um ano.
    O alecrim pode ajudar?

    ResponderExcluir