Urtiga para a queda de cabelo

A urtiga é uma das ervas com melhores efeitos para travar a queda de cabelo. De todas as ervas que estudamos e testamos, esta revela uma eficácia acima da média.

As suas características antifúngicas e antibacterianas, ajudam a purificar a raiz do cabelo e a evitar os ganhos de caspa e sebo excessivo. Mas a sua principal característica está em ser um dos melhores bloqueadores de DHT que podemos encontrar na Natureza. O DHT é uma hormona derivada da testosterona que afecta severamente os folículos capilares. Porem quando combatemos o DHT com produtos químicos (principalmente por via oral) acarretam-se inúmeros efeitos secundários preocupantes. Para informações detalhadas leia: O que é o DHT?

urtiga combate a queda de cabelo

A queda de cabelo é um problema muito complexo e muito difícil de tratar, porem é possível, inclusive reverter todo o processo e voltar a ter cabelo nas áreas mais críticas. Tudo isso depende de imensos factores, mas todos os tratamentos que aqui postamos como por exemplo o de Alecrim e o de Pimenta Caiena ... são tratamentos muito eficazes que ajudam a recuperar o cabelo perdido.

Neste site apenas procuramos apresentar as melhores soluções, porem existem várias, uma vez que cada pessoa é diferente e também reage de forma diferente a cada tipo de tratamento. Por isso convém experimentar diferentes tratamentos e nunca desistir de nenhum, uma vez que o processo de restabelecimento capilar é lento e pode demorar cerca de 6 meses para que surtam efeitos. Contudo é possível observar melhorias na qualidade do cabelo a partir da 2ª semana.


Aplicação

A urtiga pode ser aplicada por via oral (embora para o cabelo seja melhor por via externa), fazendo um chá suave. O chá de urtiga tem muitas propriedades medicinais interessantes. É um chá que deve ser tomado com moderação e conselho médico, pois os seus efeitos são visíveis com pequenas quantidades da planta e envolvem mudanças no sistema cardíaco e pressão sanguínea. Este chá ajuda a pessoa a sentir-se mais calma e a dormir um sono profundo e reparador, importante para activar certas hormonas que ajudam a reverter o processo da queda de cabelo.

Por via externa a sua aplicação passa por fazer um chá de urtiga bem forte (pode usar qualquer parte da planta) e aplicar na raiz do cabelo.
Conserve o chá de urtiga num local bem fresco (cerca de 5Cº), uma vez que o chá oxida em pouco tempo à temperatura ambiente e perde os seus efeitos.

Complemente o seu tratamento com as melhores dicas e regras descritas no artigo: Como fazer o cabelo crescer

11 comentários:

  1. A urtiga faz o cabelo crescer mais rápido. Uso um shampoo natural de urtiga da yves rocher e posso dizer que é o melhor shampoo que já usei. A urtiga cura a queda de cabelo, dá volume e brilho e não há melhor para remover a oleosidade ;)

    ResponderExcluir
  2. Urtiga do tipo mansa serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Para a Urtiga comum (urtica dioica) existem testes laboratoriais que confirmaram os seus efeitos terapêuticos no cabelo (sobre o dht).
      A urtiga mansa (Boehmeria caudata) como pertence à família Urticaceae também deverá ter os seus benefícios na queda de cabelo. Ambas as plantas partilham alguns químicos em comum no seu óleo essencial, porem são significativamente diferentes e não acredito que a urtiga mansa tenha a mesma potencia da comum/brava (urtica dioica), embora acredite nos seus benefícios. A urtica urens por exemplo, já é muito idêntica à dioica (mecanismo de adaptação e evolução) e deverá ter efeitos semelhantes.

      Também existe uma planta que é chamada de urtiga mansa (Lamium amplexicaule), que não terá os mesmos efeitos porque pertence à família Lamiaceae.

      Excluir
  3. Pois o rapaz onde comprei disse que têm a brava que causa muita coceira,gostaria de saber se posso usar e se têm as mesmas propriedades.. Se alguém puder me responder agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito em cima ambas as plantas são da mesma família e devem ter algumas propriedades e benefícios em comum.
      Porem a morfologia das plantas e características são um pouco distintas assim como a sua química.
      Acredito que a urtiga mansa seja saudável para o cabelo, mas não como a urtiga comum (dioica).

      Excluir
  4. Então devo usar aquele tipo que causa coceira? Obrigado por trazer esperança e soluções alternativas e eficazes para esse problema tão preocupante.. Mais uma pergunta estou usando alecrim, hortelã, jaborandi e agora urtiga, bato as ervas frescas no liquidificador com um pouquinho de água e passo aquele suco no couro cabeludo, além do chá esse modo de preparo é tb eficaz? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim é esse tipo de urtiga que deve utilizar para a queda de cabelo.
      Usar o método do liquidificador pode ser útil para nutrir o cabelo, embora o chá seja mais eficaz em profundidade porque se obtém substâncias mais pequenas na solução (nanopartículas) que penetram facilmente o couro. Quando usamos o liquidificador, passamos muita fibra e matéria orgânica para a solução que inibe a absorção. Esse método é bom para criar um efeito tipo máscara, durante 15 minutos e lavando o cabelo após a aplicação, porque a matéria orgânica pode oxidar e originar cheiros desagradáveis assim como fungus.

      Tenha também sempre em atenção à alimentação, devemos complementar a parte externa com a interna. A dieta alcalina certamente irá ajudar o corpo a eliminar os resíduos tóxicos do organismo e estimular a regeneração celular.
      Veja: http://www.saudefit.com/2014/08/dieta-alcalina-beneficios.html

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Ola amigo. Tem usado a Urtiga e conseguido algum resultado contra a calvície?

      Excluir
  5. Olá,
    encontrei em lojas de produtos naturais o chá de urtiga dioica,serve também?
    obrigado

    ResponderExcluir